NASA Revela a Mais Detalhada Imagem Feita da Superfície do Planeta Marte Pelo 'Rover Perseverance'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Trago agora para vocês uma notícia postada ontem (16/09) no site ‘Olhar Digital’, destacando que a NASA divulgou a mais detalhada imagem da superfície de Marte revelada pelo Rover Perserverance.
 
Sensacional, espetacular, maravilhoso, essa NASA não cansa de surpreender o mundo com os seus feitos no espaço (assistam o vídeo que acompanha essa matéria), bem diferente de sua homônima brasileira que se esforça dia-a-dia com muita competência para mostrar a todos o quanto é inoperante e incompetente. Triste!
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Imagem Mais Detalhada Já Feita da Superfície de Marte é Revelada Pela Perseverance
 
Por Isabela Valukas Gusmão
Editado por André Lucena
16/09/2022 - 21h00
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

O rover Perseverance da NASA capturou uma imagem incrivelmente detalhada da paisagem de Marte. A fotografia tem cerca de 2,5 bilhões de pixels e foi composta por mais de mil imagens tiradas separadamente. 
 
O cenário escolhido para ser o modelo de Perseverance foi a Cratera Jezero, local onde os pesquisadores direcionam esforços em busca de sinais de vida. Nesta área, há a presença de várias rochas sedimentares, um dos objetos de estudo dos cientistas que coordenam a missão. 
 
NASA’s Jet Propulsion Laboratory 
Imagem: Fotografia tirada da superfície de Marte, pelo rover Perseverance.
 
Acredita-se que na Cratera Jezero havia um rio, que formava o Lago Jezero há cerca de 3,5 bilhões de anos. Nele era possível encontrar depósitos de lama e areia. Foi em busca desses sedimentos que o rover passou um ano nesse ponto do planeta. Veja abaixo o vídeo feito pela NASA. 
 
Reprodução: NASA/YouTube 

Os cientistas acreditam que as rochas sedimentares granuladas, no entorno da cratera, são bons lugares para procurar vida, por isso. Como parte dos esforços científicos perpetrados pelo rover, ele está perfurando essas rochas para analisar a composição química e as características específicas dos minerais. Estas rochas, que estão no mesmo lugar há bilhões de anos, sofreram com os ventos e com a erosão até atingirem a forma na qual se encontram hoje.
 
Para conseguir realizar essa captura, o rover contou com um sistema específico de câmeras Mastcam-Z, que capturou aproximadamente 1.118 imagens individuais por volta do mês de julho. Posteriormente, os retratos foram unidos para formar um mosaico de 2,5 bilhões de pixels, que recebeu tratamento de cores para torná-lo mais nítido.

Comentários