Instrumento Importante do James Webb 'Falha', Paralisando Assim Algumas Observações do Telescópio

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Trago agora para vocês uma notícia muito ruim, postada ontem (21/09) no site ‘Olhar Digital’, destacando que o um instrumento importantíssimo do Telescópio Espacial James Webb infelizmente 'falhou' paralisando algumas observações deste fantástico equipamento Astronômico. Saiba mais lendo a matéria abaixo.
 
Avante James Webb!
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
James Webb: Falha em instrumento Paralisa Algumas Observações do Telescópio
 
Por Rodrigo Mozelli
21/09/2022 - 23h40
Atualizada em 21/09/2022 - 23h58
Fonte: Com informações de UOL
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

Uma falha técnica ocorrida em importante instrumento do telescópio James Webb, da NASA, interrompeu parte das observações do equipamento. E o pior: A parte afetada pode ter sido danificada permanentemente. 
 
O James Webb possui quatro instrumentos, que, juntos, totalizam 17 modos de observação. A falha ocorreu em um dos mais importantes deles, o MIRI (Mid-Infrared Instrument, ou Instrumento de Infravermelho Médio, em português), indicado pelos cientistas da agência espacial como estando “acima de tudo o que esteve disponível para os astrônomos até hoje”. 
 
O MIRI é equipado com uma câmera e um espectógrafo, usado para enxergar galáxias distantes ou recém-formadas, além de objetos menores e mais fracos, a exemplo dos asteroides. 
 
Esse sensor do James Webb é o que opera no comprimento mais longo da luz, sendo capaz de atravessar nuvens de poeira com mais facilidade. Nessas regiões, a presença de assinaturas espectrais – que podem revelar os tipos de moléculas que cercam algumas estrelas, reunidas em discos que podem formar planetas – são muito fortes. 
 
(Imagem: Divulgação/NASA) 
Cada instrumento e modo enxergam detalhes diferentes do universo. Na imagem, a Nebulosa de Anel do Sul registrada pela NIRCam (esq) e pelo MIRI (dir).

O MIRI, sozinho, é equipado com quatro modos de observação. A falha foi identificada em 24 de agosto, quando “um mecanismo que suporta um destes modos, conhecido como espectroscopia de média resolução (MRS), exibiu o que parece ser aumento de atrito durante a configuração para observação científica”, afirmou a NASA. 
 
O mecanismo se assemelha à uma roda seletora, na qual os astrônomos escolhem entre comprimentos de onda curtos, médios e longos ao realizar esse tipo de observação. 
 
A agência estadunidense montou uma equipe para investigar o problema e solucioná-lo, porém, enquanto isso não acontece, o módulo está desativado. 
 
Contudo, a NASA assegurou que o James Webb segue saudável, com os demais modos de observação do MIRI e os outros instrumentos do telescópio continuando em operação normal.

Comentários