A Sonda Lunar CAPSTONE, da NASA, Enfrenta 'Anomalia' na Sua Viagem de Ida à Lua

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Trago agora para vocês uma notícia não muito boa postada hoje (14/09) no site ‘Olhar Digital’, destacando que a Sonda Lunar CAPSTONE  da NASA (já abordada aqui no blog) está enfrentando uma ‘anomalia’ que segundo a equipe da missão, colocou a sonda em “modo seguro” de proteção.
 
Pois é leitores, aproveitando ai o exemplo dado por essa equipe da NASA, vejam vocês a diferença de ‘postura’ dos americanos se elevamos em conta o que aconteceu aqui com os órgãos brasileiros no incidente da terceira versão do tal motor-foguete S50 produzido pela incompetente Avibras.
 
Avante CAPSTONE
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Sonda Lunar CAPSTONE, da NASA, Tem Problema Durante Ida à Lua
 
Por Rodrigo Mozelli
14/09/2022 - 02h01
Atualizada em 14/09/2022 - 02h25
Fonte: Via Space.com
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 
Imagem destacada: Daniel Rutter/NASA

A pequena espaçonave CAPSTONE, da NASA, atingiu outro obstáculo em seu longo caminho para a lua. Perto do final de grande queima de motor na quinta-feira (8), a sonda lunar de 25 kg enfrentou anomalia que colocou a sonda em “modo seguro” de proteção, disseram membros da equipe da missão. 
 
A falha “resultou nas taxas de atitude (orientação] do veículo crescendo além da capacidade das rodas de reação a bordo para controlar e combater”, escreveram representantes da empresa do Colorado Advanced Space, que opera a missão CAPSTONE para a NASA. 
 
“O veículo estava tentando se comunicar com o solo por aproximadamente 24 horas antes de qualquer telemetria ser recuperada”, acrescentaram. “No ponto de recuperação, a espaçonave não estava em configuração estável, não tinha energia positiva e o sistema estava passando por reinicializações periódicas.” 
 
Os membros da equipe da CAPSTONE têm trabalhado sem parar desde então para lidar com o problema ainda misterioso, de acordo com a atualização, e fizeram algum progresso. Por exemplo, o time reconfigurou o “estado operacional” da espaçonave, ajudando a estabilizar a situação. 
 
A CAPSTONE agora também é positivo em termos de energia, o que significa que seus painéis solares estão gerando mais energia do que a sonda está consumindo. A equipe da missão continua trabalhando para diagnosticar o problema, “melhorar a situação térmica” de alguns dos subsistemas da espaçonave e se preparar para próxima operação de queda. 
 
Créditos: Ilustração da NASA/Daniel Rutter
Animação simula a órbita do CubeSat CAPSTONE, da NASA.
 
“Uma queda bem-sucedida fará com que o veículo retome o controle de sua orientação, orientando os painéis solares para o sol para carregar totalmente as baterias da energia usada durante a queda”, afirma o texto. “A espaçonave então se orientará para o solo e aguardará mais instruções. Essas operações de recuperação serão avaliadas nos próximos dias.” 
 
Entenda a CAPSTONE 
 
A CAPSTONE, que tem aproximadamente o tamanho de um forno de micro-ondas, foi lançada no topo de um foguete Rocket Lab Electron em 28 de junho pela estação espacial Gateway da NASA nos próximos anos. 
 
A espaçonave verificará a suposta estabilidade do NRHO antes da chegada do Gateway, parte fundamental do programa lunar Artemis. O cubesat também conduzirá experimentos de navegação e comunicação, alguns deles em cooperação com o Orbitador Lunar de Reconhecimento (LRO) da NASA. 
 
A jornada da CAPSTONE é longa. Ela não está programada para chegar ao seu destino lunar até 13 de novembro. A queima do motor de quinta-feira ajudou a mantê-la no alvo para essa data de chegada. 
 
Como a anomalia ocorreu perto do final da manobra, parece que a CAPSTONE permanece em seu curso designado, de acordo com a atualização de segunda-feira. A CAPSTONE já lutou contra outra anomalia anteriormente: Escureceu logo após a implantação do ônibus espacial Photon da Rocket Lab em 4 de julho. 
 
A equipe da missão conseguiu corrigir esse problema, um dia depois, que foi causado por comando formatado incorretamente.

Comentários