CNSA da China Divulga Pela Primeira Vez os Resultados do ‘Rover Zhurong’ no Planeta Marte

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Trago agora para vocês uma notícia não muito boa postada hoje (14/09) no site ‘Olhar Digital’, destacando que a Administração Espacial Nacional da China (CNSA) divulgou pela primeira vez os resultados da exploração da superfície de Marte com o ‘Rover Zhurong’.
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
China em Marte: Resultados das Operações de Rover São Revelados
 
Por Gabriel Caldini
Editado por André Lucena
19/09/2022 - 19h00
Atualizada em 19/09/2022 - 20h31
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

A Administração Espacial Nacional da China (CNSA) divulgou, pela primeira vez, os resultados de sua exploração marciana mais de um ano depois que o rover Zhurong pousou na superfície do Planeta Vermelho. 
 
Em 2020, a China lançou o rover, uma sonda e um dispositivo de aterrissagem no que foi uma missão ambiciosa rumo a Marte. Os equipamentos chegaram ao seu destino em 2021, e, até o momento, Zhurong já percorreu 1,9 km analisando o solo do planeta. 
 
A sonda Tianwen-1 está há 780 dias orbitando Marte, segundo a CNSA, e obteve sucesso em seus objetivos. Em apenas um ano de operações, o dispositivo foi capaz de mapear todo o planeta, capturando imagens de seus polos e de acidentes geográficos como cânions e crateras. Tianwen-1 tem circulado completamente o planeta três vezes a cada dia marciano, ao passo que se comunica tanto com o rover Zhurong quanto com a Terra. 
 
Crédito: CNSA
A sonda Tianwen-1 orbitando Marte.
 
Os Dados Obtidos Pela China 
 
De acordo com a emissora de TV chinesa CGTN, a sonda e o rover já coletaram 1480 gigabytes de dados científicos que mostram a relação ente a formação das características geológicas de Marte e o histórico da presença de água no planeta. 
 
Em maio deste ano, o rover encontrou novas evidências das atividades aquáticas que ocorreram no passado de Marte, revelando que a água líquida já fluiu em sua superfície e confirmando a presença de minerais hidratados que poderão ser aproveitados por futuras missões tripuladas ao planeta. Os cientistas também descobriram que o solo onde o rover pousou tem características físicas que indicam o contato com a água em algum momento. 
 
Zhurong também enviou à Terra diversas informações sobre a evolução geológica e as transformações ambientais nos arredores da Utopia Planitia, um local que acredita-se ter sido um oceano há cerca de um bilhão de anos. 
 
A China visa desenvolver um amplo modelo topográfico de Marte conforme a busca por vida em sua superfície continua.

Comentários

  1. O Programa Espacial da China é um exemplo de planeamento, gestão e avanço para o Mundo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário