Em Busca de Um 'Plano B', a NASA Conversa Com Empresas Visando Novas Ideias Para Um 'Segundo Módulo Lunar' Para 'Missão Artemis'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Trago agora para vocês uma notícia postada ontem (17/09) no site ‘Olhar Digital’, destacando que a NASA está conversando com empresas especializadas visando novas ideias para um segunda alternativa de módulo lunar ao foguete da SpaceX, o Starship, na Missão Artemis.
 
Pois é amigos, é sempre bom ter uma Plano B para qualquer Plano A, e principalmente quando a primeira alternativa é um projeto que não traz nenhum segurança de que será capaz de realizar o que se espera dele. Alias, isso já deveria ter sido feito há tempos.
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Artemis: NASA Quer Segundo Módulo Lunar Para Astronautas da Missão
 
Por Rodrigo Mozel
17/09/2022 - 00h59
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br 
 
Imagem destacada: Divulgação/NASA 

A NASA está conversando com empresas especializadas visando novas ideias para um segundo módulo lunar, que deverá se juntar ao foguete da SpaceX, o Starship, na missão Artemis. 
 
A ideia de desenvolver um segundo módulo lunar para seus astronautas – que devem desembarcar na lua pela primeira vez entre 2025 e 2026 – surgiu em março deste ano, visando “redundância e resiliência” ao programa Artemis. 
 
A proposta foi oficializada nesta sexta-feira (16) pela NASA, que já está aguardando propostas de companhias privadas. 
 
Segundo disse, em comunicado oficial, Lisa Watson-Morgan, gerente do programa de Programa do Sistema de Pouso Humano no Centro de Voo Espacial Marshall da NASA, no Alabama, EUA, que “o trabalho a ser realizado a partir desta solicitação, além do desenvolvimento atual do módulo de pouso e dos estudos em andamento, ajudará a construir as bases para a exploração do espaço profundo de longo prazo”. 
 
A gerente disse ainda que “sendo parceiros de companhias estadunidenses para realizar este trabalho, nos permite aproveitar o conhecimento e a expertise da NASA para encorajar inovações tecnológicas, de modo a termos presença sólida na lua”. 
 
As propostas poderão ser encaminhadas à NASA até 15 de novembro. As empresas selecionadas terão que realizar duas demonstrações de voos até a lua, sendo uma sem astronautas e outra com. 
 
(Imagem: Paopano/Shutterstock) 
Starship, foguete da SpaceX.

Ao que tudo indica, como a SpaceX já possui um contrato similar com a NASA (os testes de voos tripulados se darão com a Artemis 3), a empresa de Elon Musk não poderá participar da nova rodada de negociações. 
 
No comunicado desta sexta, os oficiais da NASA disseram que planejam exercer uma opção prevista no contrato com a SpaceX, a qual prevê que o design da Starship a ser utilizada na Artemis 3 atenda a “conjunto estendido de requisitos para sustentar missões na lua e realizar outro pouso de demonstração tripulado”.

Comentários