A Astronauta Italiana 'Samantha Cristoforetti' Se Tornará em Breve a Primeira Mulher Europeia a Comandar a ISS

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo agora uma notícia publicada ontem (14/09) no site “Canaltech”, destacando que a astronauta italiana Samantha Cristoforetti’ se tornará em breve a Primeira Mulher Europeia a comandar a comandar a ‘Estação Espacial Internacional (ISS)’. 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência – Espaço
 
Samantha Cristoforetti: A Primeira Mulher Europeia a Comandar a ISS
 
Por Danielle Cassita 
Editado por Patrícia Gnipper 
14 de Setembro de 2022 às 13h15 
Fonte: ESA 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: Martin Schoeller

A italiana Samantha Cristoforetti, astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA), se tornará a comandante da Estação Espacial Internacional (ISS) em breve. Ela assumirá o posto de Oleg Artemyev, tripulante da Expedição 67 e atual comandante da estação e, com isso, será a primeira mulher europeia no comando do laboratório orbital, sendo também a quinta astronauta da Europa na posição.
 
Em um comunicado, Cristoforetti declarou se sentir honrada com a nomeação para o cargo de comandante. “Estou ansiosa para aproveitar a experiência que ganhei no espaço e na Terra para liderar uma equipe muito capaz em órbita”, finalizou. Ela se tornará comandante oficialmente após uma cerimônia tradicional, em que o comandante anterior passará uma chave simbólica para ela. A cerimônia deve acontecer no dia 28 de setembro.
 
(Imagem: Reprodução/ESA/NASA)
Cristoforetti se tornará a primeira mulher europeia a comandar a ISS.

Os comandantes da estação são selecionados com base em decisões conjuntas, tomadas pela NASA, Roscosmos, JAXA, ESA e CSA, as agências espaciais dos Estados Unidos, Rússia, Japão, Europa e Canadá, respectivamente. Enquanto os diretores de voo nos centros de controle cuidam do planejamento e execução das operações da estação, o comandante da ISS é responsável pela performance e bem-estar da tripulação em órbita.
 
Além disso, os comandantes devem manter comunicação eficaz com as equipes em solo e coordenam as respostas da tripulação, no caso de uma emergência. Como Cristoforetti vai assumir o posto nas últimas semanas de sua estadia a bordo, uma das principais tarefas dela será garantir uma troca tranquila e ampla para a próxima tripulação que chegará à estação.
 
Samantha foi selecionada como astronauta na ESA em maio de 2009 e finalizou seu treinamento em 2010. Em 2012, ela serviu como engenheira de voo como tripulante da Expedição 42 e 43 na estação. Já em abril, ela retornou ao laboratório orbital com a missão Minerva, e viajou a bordo de uma cápsula Crew Dragon junto de Bob Hines, Kjell Lindgren e Jessica "Watty" Watkins, tripulantes da missão Crew-4. A missão Crew-5 deverá ser lançada no início de outubro.

Comentários