CLBI Realiza Operação de Rastreamento do 'Foguete ARIANE VA-258' Para a ESA

Olá leitores e leitoras do BS! 
 
Segue uma nota postada ontem (16/09) no site oficial da FAB destacando que na data do Bicentenário da Independência do Brasil, do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), realizou o rastreamento do Foguete ARIANE VA-258, lançado do Centro Espacial Guianês (CSG), na Guiana Francesa.
 
Bom amigos leitores, apesar dos louros da matéria serem acima do que deveria ser, nada contra que a FAB preste esse serviço de apoio aos europeus, e principalmente se receber alguma espécie de recursos por esse serviço.
 
Porém o CLBI foi criado como a 1ª Janela Brasileira Para o Espaço’, ou seja, para atuar como o primeiro Centro de Lançamentos de Foguetes do Brasil, e a verdade é que este centro de lançamento não realiza um voo com experimentos científicos há muito tempo, e da forma agressiva como a exploração imobiliária na Região de Parnamirim vem ocorrendo sem o devido freio dos órgãos do governo, dificilmente isso voltará a acontecer se não for tomada imediatamente uma atitude.
 
Em outras palavras, se as coisas continuarem com estão, num futuro próximo o CLBI perderá totalmente a sua capacidade de lançamento, e assim deverá ser desativado pela FAB, colocando em cheque o sonho do estado do Rio da Grande do Norte de um dia se tornar um ‘Polo Aeroespacial Nordestino’ voltado para o desenvolvimento da Tecnologia Hipersônica a Ar Aspirado. 
 
Uma pena mesmo amigos leitores, mais nada que venha surpreender diante da tremenda incompetência (dirigida ou não) desses 'Cabeças de Ovo' que infelizmente ditam os rumos de nosso ‘Patinho Feio’. 
 
Brazilian Space 
 
OBS: Notem onde estava tirando foto o marqueteiro e conversador presidente incompetente de nossa piada espacial.
 
TECNOLOGIA AEROESPACIAL 
 
CLBI Realiza Operação de Rastreamento com Agência Espacial Europeia
 
Instituição realizou o rastreamento do Foguete ARIANE VA-258, lançado do Centro Espacial Guianês (CSG), localizado em Kourou, na Guiana Francesa
 
Por Agência Força Aérea 
Revisão: Major Oliveira Lima 
Edição: Agência Força Aérea 
Publicada em: 16/09/2022 - 19:15 
Fonte: CLBI 
 
Fotos: CLBI

Na data em que o Bicentenário da Independência do Brasil foi celebrado, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), por meio do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), realizou o rastreamento do Foguete ARIANE VA-258, lançado do Centro Espacial Guianês (CSG), localizado em Kourou, na Guiana Francesa.
 
O veículo foi lançado às 18h45min (horário de Brasília), sendo que, após sete minutos de voo, a Equipe do CLBI  assumia o rastreamento na sua área de cobertura, garantindo a segurança do deslocamento do VA-258 para a órbita geoestacionária e cumprindo mais uma vez sua missão. Foram coletados dados de telemetria a partir de 18h52min, os quais foram enviados durante seis minutos, em tempo real, para o Centro de Controle da missão no CSG, sob responsabilidade da Agência Espacial Europeia.
 

Neste lançamento, o veículo europeu transportou como carga útil o satélite Eutelsat Konnect VHTS – maior satélite construído pela empresa Thales Alenia Space - equipado com o processador digital mais poderoso já colocado em órbita. Com vida útil de 15 anos e capacidade de 500Gbps, em Banda K, o satélite terá aplicações em telecomunicações, provendo acesso à internet de alta velocidade para regiões da Europa, África e Oriente Médio.
 
O Diretor do CLBI, Coronel Aviador Erivando Pereira Souza, acompanhado pelo Presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura; pelo Comandante da Sétima Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada Rocha Lima; pelo Capitão dos Portos do Rio Grande do Norte, Capitão de Fragata Mota; e demais convidados, assistiram a Operação diretamente da Estação de Telemedidas, onde os parceiros e colaboradores tiveram a oportunidade de conhecer uma atividade da área espacial desenvolvida no Centro desde 1979, quando foi assinado o primeiro Acordo do CLBI com o CSG.
 

“A atividade de rastreamento realizada no estado da arte pelo CLBI-DCTA é resultado de anos de experiência e está alinhada com as Diretrizes do Comandante da Aeronáutica e do Diretor-Geral do DCTA, de forma a incrementar a atividade espacial, buscando a soberania, em forma de Ciência, Tecnologia e Inovação. Essa expertise adquirida por militares e civis, aliada às implementações em curso na atividade de lançamento, será crucial para as operações espaciais autônomas na Força Aérea Brasileira, em um futuro não tão distante”, pontuou o Coronel Erivando.

Comentários

  1. No Bicentenário da Independência do Brasil, do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), realizou o rastreamento do Foguete ARIANE VA-258, lançado do Centro Espacial Guianês (CSG), na Guiana Francesa - Triste realidade do BRASIL. Uma grande vergonha. Está bem claro a Falta de "líder" da a "tal autarquia" não conseguiu preparar uma celebração honrosa do Bicentenário do Brasil.

    ResponderExcluir

Postar um comentário