Foguete FTI Lançado com Sucesso do CLBI

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada hoje (13/11) no site do “Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI)” destacando que o Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) foi lançado com sucesso do CLBI no dia de hoje.

Duda Falcão

Barreira Lança Primeiro Foguete
de Treinamento Intermediário

13/11/2012

O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno lançou, hoje, 13, às 18:00 HBV, o primeiro Foguete de Treinamento Intermediário a partir de sua plataforma. Este lançamento encerra as atividades operacionais realizadas no dia 7 e 10, respectivamente, o lançamento do Foguete de Treinamento Básico e o rastreio do veículo ARIANE VA210, lançado do Centro Espacial Guianês, Guiana Francesa.

“O lançamento foi um sucesso. A excelência técnica das equipes do Centro e a operacionalidade dos meios propiciaram uma cronologia segura e eficiente no lançamento deste veículo"., ressaltou o Diretor do Centro, Coronel Aviador Marco Antônio Vieira de Rezende.

O lançamento do FTI foi acompanhado por quinhentos visitantes, destacando alunos da Rede de Ensino do Rio Grande do Norte. “Foi muito legal fazer a contagem regressiva.”, avaliou um entusiasmado estudante da Escola Estadual Professor Ulisses de Góis.


Fonte: Site do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI)

Comentário: Pois é leitor, agora o IAE deve dar início aos preparativos para o lançamento da "Operação Iguaíba" do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), operação essa que envolverá experimentos científicos e onde vai ser utilizado um foguete VS-30/Orion.

Comentários

  1. Boa notícia, com tudo que temos discutido por aqui, continuo entendendo que as áreas mais promisoras e próximas de um bom resultado prático são: os foguetes de sondagem e o VLM.

    Sendo que os foguetes de sondagem já estão ai, e o VLM, parece estar bem encaminhado...

    Não por acaso, estou documentando os foguetes de sondagem do mundo, e parece que estamos "bem na fita" nessa área. Os principais concorrentes são: os Black Brant canadenses, e alguns modelos americanos, mas ao que tudo indica, os nossos modelos tem algumas vantagens provavelmente no item: custo/benefício.

    Quem quiser conferir, aqui tem uma lista de foguetes de sondagem.

    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Informações sobre a Missão Aster ...
    http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2012/298/indo-aonde-ninguem-jamais-foi

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá André!

    Valeu pela dica amigo, já está online.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário