XII ENEE - Encontro Nacional Discute Setor Espacial e Defesa

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (10/10) no site “www.defesanet.com.br“, informando que a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR) irá realizar entre os dias 07 e 09/11 o "XII Encontro Nacional de Estudos Estratégicos (ENEE)".

Duda Falcão

COBERTURA ESPECIAL - ESPECIAL ESPAÇO - DEFESA

XII ENEE - Encontro Nacional Discute
Setor Espacial e Defesa

Ministério da Defesa
10 de outubro, 2012 - 08:45 ( Brasília )


A contribuição da tecnologia espacial na solução de problemas de defesa será tema de debate do XII Encontro Nacional de Estudos Estratégicos (ENEE), que acontece entre os dias 7 e 9 de novembro, na Escola Naval, no Rio de Janeiro (RJ). As inscrições para o evento já estão abertas.

Organizada pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR), com apoio do Ministério da Defesa, a iniciativa busca promover a reflexão sobre questões relevantes para o país, produzindo insumos para materializar políticas públicas mais eficazes em setores estratégicos e reunir civis e militares em torno de uma agenda de interesse do Estado.

A programação inclui duas conferências, além de seis painéis, nos quais participarão especialistas no tema central do evento: “O setor espacial brasileiro: cenário atual e perspectivas”.

Durante três dias, os palestrantes apresentarão o cenário nacional e internacional do setor espacial brasileiro, a condução da política nacional para o setor, as contribuições da tecnologia espacial para os impasses socioambientais e a participação da indústria nacional nos programas de desenvolvimento de tecnologias e sistemas espaciais.

As inscrições para o XII ENEE são gratuitas e as vagas limitadas. A organização do evento espera a participação de 800 pessoas, entre autoridades, especialistas, servidores públicos, acadêmicos, membros da comunidade científica, representantes de organizações não governamentais (ONGs) e do setor privado, militares e estudantes. O cadastro de participação pode ser feito na página eletrônica do evento.

O ENEE

Idealizado como ambiente de discussão de assuntos estratégicos para o Brasil, o Encontro Nacional teve sua primeira edição em 1994 e novas reuniões nos dois anos seguintes.

Em 1997 não houve evento e, em 1998, um conjunto de instituições acadêmicas promoveu o último dos encontros da série, dado o esvaziamento da Secretaria de Assuntos Estratégicos.

A partir de 2005, os eventos foram retomados anualmente. No ano passado, o XI Enee aconteceu no Rio de Janeiro, entre os dias 16 e 18 de novembro, e teve foco na indústria nacional de defesa.

Confira a programação do XII Encontro Nacional de Estudos Estratégicos (ENEE)

Dia 07 de novembro, quarta-feira

13h00 – 15h00 – Credenciamento
15h00 – 15h15 - Boas-vindas do anfitrião
15h15 – 15h45 - Conferência de Abertura
15h45 – 16h15 – Conferência
16h15 – 18h00 - Painel 1 – Cenário internacional: o setor espacial brasileiro no contexto global
18h00 – 19h30 – Confraternização

Dia 08 de novembro, quinta-feira

09h00 – 10h45 - Painel 2 – Cenário nacional: condução da política espacial brasileira
10h45 – 11h15 – Intervalo
11h15 – 13h00 - Painel 3 – Contribuições da tecnologia espacial na solução de problemas de Defesa
13h00 – 14h30 – Almoço
14h30 – 16h15 - Painel 4 – Contribuições da tecnologia espacial na solução de problemas socioambientais
16h15 – 16h45 – Intervalo
16h45 – 18h30 - Painel 5 – Contribuições da tecnologia espacial na solução de problemas de comunicações

Dia 09 de novembro, sexta-feira

09h00 – 10h45 - Painel 6 – A participação da indústria nacional nos programas de desenvolvimento de tecnologias e sistemas espaciais
10h45 – 11h15 – Intervalo
11h15 – 11h45 - Conferência de encerramento  
11h45 – 12h00 – Encerramento



Comentário: Sinceramente leitor esse é mais um daqueles eventos onde se discute o que já foi discutido e onde cientistas se reúnem para conversar sobre outros assuntos nos deliciosos 'coffee Breaks' que normalmente são proporcionados aos participantes. A "Política Espacial Brasileira" já foi exaustivamente debatida desde o inicio da década de 90, documentos foram elaborados com soluções das mais diversas visando solucionar problemas e trazer soluções para o desenvolvimento dessa mesma política como também do próprio programa. Documentos como o do "Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Câmara dos Deputados', da "Associação Aeroespacial Brasileira (AAB)" e da própria "SAE/PR", apontam o que tem de ser feito e não há mais o que se discutir e sim meter a mão na massa. O problema é que o governo não quer, e ai leitor não tem como se adotar as soluções apontadas pelos especialistas. Em resumo, esse evento é uma pura perda de tempo, que não levará a nada, mas que certamente não deixará de ser agradável para aqueles que dele participarem.

Comentários

  1. Olá, eu discordo um pouco do seu comentário. Acho que esse encontro vai ser útil sim para o PEB.
    Se tudo der certo, pretendo ir lá.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Otávio!

    Desejo então para você um bom divertimento, mas na realidade de prático esse evento não acrescentará nada e se juntará aos tantos outros já realizados desde o início da década de 90.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  3. Oi Otávio,

    Não sei a quanto tempo voce participa aqui do Blog, mas tem um tópico onde vários de nós apresentaram as suas idéias para debate sobre exatamente esse assunto.

    Eu, por orientação do Duda, li atentamente os documentos que ele menciona e mais alguns, e é realmente espantoso, como tudo já foi esmiuçado, explicado, documentado por pessoas do meio, e ainda assim, nada aconteceu.

    Se puder dê uma lida nos documentos mencionados e confira se algo de novo vai surgir no evento.

    O que mais falta é vergonha na cara do pessoal desse e de vários outros governos anteriores pra colocar o PEB no seu devido lugar, ou seja, como um projeto de estado e não de governo.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir

Postar um comentário