INPE Participará da Semana de C&T - Programação

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (11/10) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando a programação do instituto para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Duda Falcão

Semana Nacional de C&T Começa dia
15 de Outubro com o Tema Economia
Verde, Desenvolvimento Sustentável
e Erradicação da Pobreza

11/10/2012

Mais de 17 mil atividades de popularização da ciência serão realizadas a partir desta segunda-feira (15/10) em todo o país, dentro da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida anualmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Este ano, a iniciativa envolve 516 municípios brasileiros e 661 instituições e tem como tema “Economia verde, desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza”. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) coordena as ações no Vale do Paraíba, por meio de seu Centro de Ciência do Sistema Terrestre, com o apoio da Rede CLIMA e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas.

Na região, a proposta para a SNCT 2012 é apresentar e difundir os conceitos de economia verde e sustentabilidade junto ao público jovem. Durante uma semana (15 a 19 de outubro), a equipe de Difusão de Conhecimento da Rede CLIMA percorrerá escolas de São José dos Campos, Cachoeira Paulista, Cruzeiro e Canas, aplicando o teste da Pegada Ecológica em estudantes de ensino médio. Lojistas do Vale Sul Shopping também responderão ao questionário. O teste foi elaborado pela Rede CLIMA, adaptado do teste da Global Footprint Network.

Pegada Ecológica é uma medida da área (em hectares globais, que abrangem terra e mar) que ocupamos para a construção de prédios e rodovias e para o consumo da água, do solo para plantio agrícola, da vida marinha e de outros elementos que compõem a biodiversidade do planeta. Para obter a Pegada Ecológica também se leva em conta a emissão de gases de efeito estufa (principalmente o gás carbônico - CO2) na atmosfera e poluentes no ar, na água e no solo.

O teste da Pegada Ecológica nos dá uma ideia de como um indivíduo, cidade ou país utilizam os recursos naturais, conforme os hábitos de consumo e estilos de vida. Esse uso de recursos deve ser compatível com a capacidade natural do planeta em regenerá-los. No entanto, os dados recentes mostram que estamos consumindo em média 50% a mais do que a capacidade de reposição do planeta. Isso significa que precisamos de um planeta e meio para manter nossos padrões de vida atuais.

A meta da Rede CLIMA/INPE para a SNCT 2012 é colher uma amostra de 750 questionários respondidos em São José dos Campos. Em Cachoeira Paulista, Cruzeiro e Canas, o teste será aplicado pela equipe de Difusão de Conhecimento do CCST/INPE em alunos da rede pública de ensino. Os resultados, filtrados por sexo, faixa etária, grau de instrução, faixa de renda familiar e localidade, serão posteriormente divulgados.

Veja abaixo as datas, horários e locais de aplicação dos testes em São José dos Campos:

15/10 – Segunda-Feira

9h às 12h – Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

18h às 21h – ETEP Faculdade

16/10 – Terça-Feira

8h às 11h – Colégio Poliedro – Ensino Médio

14h às 17h – CEPHAS

17/10 – Quarta-Feira

8h às 11h – Colégio Objetivo – Ensino Médio

18/10 – Quinta-Feira

8h às 11h – Anglo Cassiano Ricardo – Ensino Médio

14h às 16h – Escola Estadual Dinorá Ferreira Ramos Brito – Ensino Médio

14h às 17h – Unesp

19/10 – Sexta-Feira

11h às 14h – Colégio Embraer Juarez Wanderley

14h às 16h – INPE

20/10 – Sábado

10h às 13h – Vale Sul Shopping (lojistas)

Saiba mais sobre a SNCT 2012 em: http://semanact.mct.gov.br

Cartilha sobre Pegada Ecológica disponível para download em http://www.inpe.br/noticias/arquivos/pdf/Cartilha%20-%20Pegada%20Ecologica%20-%20web.pdf



Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022