Projeto DPA-VANT Realiza Ensaio de Corrida na Pista

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (26/10) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), informando que a Divisão de Sistemas Aeronáuticos (ASA) do IAE realizou com sucesso no dia 25/06 o ensaio de corrida do Protótipo 02 do VANT Acauã do Projeto DPA-VANT (Sistema de Decolagem e Pousos Automáticos para Veículos Aéreos Não Tripulados).

Duda Falcão

Projeto DPA-VANT Realiza Ensaio
de Corrida na Pista

Campo Montenegro, 26/10/2012

O Projeto DPA-VANT (Sistema de Decolagem e Pousos Automáticos para Veículos Aéreos Não Tripulados) realizou, em 25 de outubro de 2012, ensaio de corrida do Protótipo 02 do VANT Acauã na pista do Aeroporto de São José dos Campos. O objetivo principal do ensaio foi a aquisição de dados que serão utilizados para a identificação de parâmetros necessários para o controle automático da aeronave no solo.

O horário de execução do ensaio foi de madrugada, das 01h00 às 06h00, para evitar interferência na operação normal do aeroporto, que tem utilização tanto militar como civil, inclusive com voos comerciais regulares.

O ensaio teve sucesso e consistiu em seis corridas com velocidades estabilizadas entre 10 e 40 km/h, com e sem utilização do leme de direção da aeronave. Os principais itens analisados foram a atuação da bequilha e a eficiência do sistema de freios.

Cerca de 30 pessoas participaram do ensaio, incluindo integrantes do IAE/ASA, equipe SAR do IAE, DPAA, DTCEA-SJ e INFRAERO, o que possibilitou que todos os aspectos de segurança na operação fossem seguidos.

As fotos do ensaio e do briefing de preparação estão a seguir. (Fotos de Cap. Guerra e Laboratório de Registro de Imagens do IAE).



Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentário: Pois é leitor, essa é outra área onde o IAE atua com sucesso, ou seja, a Aeronáutica e de Defesa (procure informações sobre o Projeto do Míssil ar-ar A-Darter, que o IAE está desenvolvendo conjuntamente com a Denel Aerospace Systems da África do Sul e com a participação das empresas brasileiras MECTRON, Avibrás e Opto Eletrônica), como também acontece com a NASA americana. O desenvolvimento dessa tecnologia de controle de veículos VANT é de fundamental importância para o sistema de defesa previsto na Estratégia Nacional de Defesa (END) e que também deverá trazer benefícios indiretos ao Programa Espacial Brasileiro.

Comentários

  1. Duda, se bem lembro, esse acuaã é um projeto da decada de 80. me espantei muito de ver ele voando hoje...

    ResponderExcluir
  2. Olá Tassio!

    Tens razão, o Acauã é um projeto antigo. Entretanto, o foco aqui é o desenvolvimento do DPA-VANT (Sistema de Decolagem e Pousos Automáticos para Veículos Aéreos Não Tripulados) e não o Acauã, este só está servindo como plataforma, nada mais.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial