INPE Sedia Workshop do Intern. Precipitation Working Group

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (17/10) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do instituto está sediando o “6º Workshop do International Precipitation Working Group (IPWG)” até o dia 19 de Outubro.

Duda Falcão

INPE Sedia Workshop do International
Precipitation Working Group

Quarta-feira, 17 de Outubro de 2012

O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais INPE recebe o 6º Workshop do International Precipitation Working Group (IPWG) entre os dias 15 e 19 de Outubro no Laboratório de Integração e Testes (LIT/INPE), em São José dos Campos. O evento reúne pesquisadores da área de estimativas de precipitação a partir de satélites e tem intenção de fomentar o conhecimento científico e o desenvolvimento de parcerias internacionais.

A cerimônia de abertura do workshop contou com a presença do diretor do Instituto, Leonel Perondi, seguida de sessões plenárias e sessões de pôster para complementar as apresentações orais e estimular discussões entre os participantes. O evento possui ainda sessões temáticas sobre Atividades de Pesquisa, Aplicações Operacionais, Validação e Novas Tecnologias, nas quais os participantes ajudam a formular recomendações e atividades futuras para o setor. Em paralelo ao workshop, está prevista uma capacitação com foco em novas e emergentes tecnologias de satélite, sensores e banco de dados de precipitação.

A programação e mais informações sobre o evento estão disponíveis na página http://cursos.cptec.inpe.br/vi-workshop-ipwg/

IPWG

O International Precipitation Working Group (IPWG) é um núcleo permanente de trabalho do Grupo de Coordenação de Satélites Meteorológicos (Coordination Group for Meteorological Satellites - CGMS) e é co-patrocinado pela Organização Meteorológica Mundial (World Meteorological Organization - WMO). Procura focar a comunidade científica em questões e desafios relativos a medições quantitativas de precipitação com base em dados de satélites e fornece um fórum para troca de informações entre os usuários sobre os métodos de medição e sua influência na previsão do tempo e estudos climáticos.

Na área de estimativa de precipitação quantitativa, o IPWG pretende ampliar a expertise dos cientistas que estão atualmente envolvidos em medições de precipitação a partir de satélites, com ênfase na derivação de produtos.

Da esquerda para a direita: Paul Kucera, NCAR/Research Applications Laboratory;
Bozena Lapeta, Poland Institute of Meteorology and Water Management;
Leonel Perondi, Diretor do INPE; José Antonio Aravéquia,
Coordenador-Geral do CPTEC Substituto; Daniel Vila, Pesquisador do CPTEC

Participantes do workshop em frente ao LIT/INPE


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial