Robô Gigante Baiano Vai Interagir com Público na SNCT

Olá leitor!

Segue abaixo uma curiosa nota postada dia (13/10) no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) destacando que um robôzão de 2,6 metros de altura desenvolvido no estado da Bahia irá interagir com o público durante a “9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)” a se realizar no Shopping Salvador da capital baiana.

Duda Falcão

Robô Baiano Interage com Público

Denise Coelho
Ascom do MCTI
13/10/2012 - 11:02


O universo científico estará perto do público na 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em todo o país, de segunda-feira (15) ao dia 21. Na Bahia, as atividades começam na terça-feira (16), no Salvador Shopping, na capital, e um mestre de cerimônias tecnológico promete chamar a atenção: o Robozão Bahia.

O mascote da SNCT/BA tem 2,6 metros (m) de altura e 1,6 m de envergadura, dança e canta. Vai interagir com os visitantes durante o evento, que é promovido anualmente pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) para apresentar, de forma dinâmica e interativa, equipamentos científicos e tecnológicos de diversas áreas.

A tecnologia do robozão, comandado por controle remoto, foi desenvolvida exclusivamente no estado, como explica seu criador, o desenhista industrial Lei Almeida. "Para isso, foram reunidas várias técnicas de mecatrônica, de modelismo de radiocontrole e de fantoche", conta Almeida, que é formado pela Universidade Federal da Bahia. "Sempre gostei de ciência e pesquisei bastante. Criei esse personagem ainda quando criança e com os avanços da tecnologia veio a possibilidade de fazê-lo de forma real", diz.

Foi o mascote que entregou o convite da SNCT ao governador Jaques Wagner, no dia 5. A visita chamou a atenção dos funcionários e atraiu a curiosidade dos presentes. Durante a semana nacional, o robô circulará pelo Salvador Shopping, convidando o público a conhecer a exposição e apresentando os experimentos.

Atrações

Esse não será o único destaque. Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia, Paulo Câmera, entre as atrações previstas estão oficinas gratuitas de astronomia, nas quais os jovens poderão visitar um planetário e participar da exposição de painéis Paisagens Cósmicas da Terra ao Big Bang. Os temas das oficinas, realizadas em grupos de 24 participantes, envolvem dimensões do planeta e do Sistema Solar e a construção de um espectroscópio.

O visitante poderá conhecer de forma interativa 19 equipamentos científicos nas áreas de astronomia, eletromagnetismo, robótica, fluidos, óptica, mecânica, acústica e termologia. Em uma tenda climatizada com 450 metros quadrados, a Secti levará para o público informações sobre a temática da semana deste ano: "Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza".

Todo esse conteúdo e as realizações do governo do estado, por meio dos diversos programas e projetos relacionados ao tema, serão visualizados em telas interativas e videowall, que formam uma parede de 20 metros. Além de despertar o interesse dos visitantes de diferentes idades e estimular o interesse pela ciência, a proposta do evento é tornar o conhecimento acessível por meio de uma fórmula mista de cultura e entretenimento.

"Com isso, o governo baiano pretende incentivar nos visitantes de todas as idades o interesse pela ciência, tão importante para fomentarmos a criatividade, a atitude científica e a inovação na Bahia", destaca Câmera.

Sobre a SNCT

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi instituída em 2004, por decreto presidencial, para mobilizara população, principalmente os jovens e as crianças, em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

A coordenação nacional é de responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis) e das coordenações locais.



Fonte: Site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

Comentário: Olha leitor, confesso que jamais me passou pela cabeça que em meu estado estivessem ocorrendo iniciativas como essa na área de robótica. Como moro bem próximo do Salvador Shopping, estou pensando em ir lá amanhã conferir de perto esse gigantesco robô, e assim tirar minhas próprias conclusões sobre esse projeto. No entanto, não deixa de ser algo bastante curioso. 

Comentários

  1. Acho algo bastante interessante. Confesso que já vi o mesmo estilo de robô sendo utilizado em outros países, mas isso demonstra que estamos ao nível de qualquer nação quanto a hipótese da construção robótica. Espero que seja um chamaríz para jovens se interessarem pela ciência, e que o evento seja divertido de assistir.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Israel!

    Estou curioso para vê esse robô de perto, e acho que vou lá amanhã.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  3. procurem por esse robozão no youtube. tem um que dança rebolation na ana hickman....¬¬

    robo fake.

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvida é fake. Quem assiste ao vivo percebe claramente uma pessoa no interior do "traje robótico". Mas sem dúvida uma grande jogada de marketing.

    ResponderExcluir
  5. Nos vídeo que ele cai no igauatemi Salvador VC ver o braço de um operador gente a Honda Toyota e outras gigantes da tecnologia gastam bilhões pra fazer Androids aí surge um babava que engana as pessoas e ganha dinheiro eh Brasil somos idiota por tolerar a entrevista do suposto inventor dizer que eh o único robô isso mesmo único robô que rebola affff tosco

    ResponderExcluir

Postar um comentário