Modelo Mecânico de Voo do Sara Suborbital é Aprovado

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (10/10) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), destacando que o Modelo Mecânico de Vôo do SARA Suborbital foi aprovado.

Duda Falcão

Modelo Mecânico de Voo do
Sara Suborbital é Aprovado

Campo Montenegro, 10/10/2012

O Modelo Mecânico do veículo Sara Suborbital, que recentemente foi submetido ao ensaio dinâmico de aceitação no shaker do IAE, passou pela FRR (Flight Readiness Review) nas dependências de Divisão de Sistemas Espaciais (ASE). A FRR é a revisão que comprova o apronto do modelo para o embarque para o voo. A aprovação ocorreu nesta terça-feira, dia 9 de outubro de 2012, através da constatação de que os resultados de ensaio correspondiam aos resultados obtidos com o Modelo de Qualificação.

A FRR foi cumprida conforme prevista contratualmente. A campanha de ensaios dinâmicos realizada no Modelo de Voo Mecânico foi bem sucedida. O modelo de elementos finitos foi elaborado pela CENIC e permitiu que a empresa pudesse comprovar a boa aderência entre as curvas que representavam o comportamento dinâmico previsto e as obtidas experimentalmente.

Com a aprovação do Modelo Mecânico de Voo, ele já pode ser utilizado para a integração do Modelo de Voo das Redes Elétricas. A empresa CENIC deve iniciar os trabalhos de integração desta eletrônica embarcada já na próxima semana na Divisão de Eletrônica do IAE (AEL), o que garante uma importante etapa das atividades de preparação para o voo do Sara Suborbital.



Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentário: Caro leitor, estamos enfim chegando próximo de um momento muito importante para o nosso PEB e se não houver mais reverses, estaremos finalmente no ano que vem, após 52 anos, realizando algo de significativo quando lançamos no espaço essa primeira cápsula espacial brasileira. É claro que será ainda a primeira etapa de quatro previstas desse projeto, até que possamos ter tanto uma versão suborbital quanto orbital que possa atender os anseios de nossa Comunidade Científica, mas certamente será um embrião de algo muito maior que já prevê inclusive versões que possam realizar acoplagem com outros objetos no espaço. O Projeto SARA na realidade representa o futuro do Brasil no espaço, sendo clara a necessidade de se buscar soluções eficientes e dinâmicas para que o projeto possa trilhar um caminho de desenvolvimento mais acelerado e sem a interferência governamental. Entretanto existe infelizmente um problema, como fazer isso? O blog "BRAZILIAN SPACE" aproveita para parabenizar a todos os servidores civis e militares do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e aos profissionais da CENIC pelo grande trabalho realizado. Falta pouco agora.

Comentários

  1. Estaremos aqui todos para assistir esse grande evento. O primeiro lançador de satélites brasileiro!

    ResponderExcluir
  2. Olá Israel!

    Na realidade o SARA Suborbital trata-se de uma cápsula suborbital para experimentos em microgravidade em seu primeiro vôo teste, e não o vôo de um veículo Lançador Brasileiro. O SARA Suborbital deverá na realidade ser lançado através de um foguete de sondagem VS-40 em 2013.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo esclarecimento. Informei-me melhor do assunto, e parece ainda assim mostrar um grande avanço para o PEB. Espero que a reentrada corra bem e torçamos para que tudo dê certo.

    ResponderExcluir
  4. Olá Israel!

    Sem dúvida nenhuma que será um grande avanço para o PEB como eu disse eu meu comentário. Entretanto, tudo dependerá da DILMA e seu Blue Cats.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário