Vídeos Históricos de Operações de Lançamento no CLBI

Olá leitor!

Trago agora para você dois vídeos históricos de duas operações de lançamento ocorridas no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) nos anos 70 mostrando como o Brasil era promissor nesse setor e infelizmente pelos motivos que todos nos conhecemos, perdeu o bonde da história.

O primeiro vídeo é uma reportagem sobre uma operação de lançamento de um foguete canadense “Black Brand TC” de uma séria de quatro que ocorreu no CLBI em 1972.

A reportagem foi produzida pela Agência Nacional para a série "Brasil Hoje" edição de nº 24 e hoje faz parte do Arquivo Nacional.

Já o segundo vídeo trata-se de uma reportagem sobre a visita presidencial do então Presidente Ernesto Geisel ao CLBI em 1975, onde o mesmo acompanhou o lançamento exitoso do foguete brasileiro C2 que acredito tenha sido na verdade um SONDA II, apesar de só aparecer imagens reconhecíveis de um foguete SONDA III.

Essa reportagem também foi produzida pela Agência Nacional para a série "Brasil Hoje" edição de nº 115 e hoje também faz parte do Arquivo Nacional. Ambos os vídeos foram editados para só conterem as suas respectivas reportagens.

Duda Falcão

Série Brasil Hoje - Edição Nº 24 - Agência Nacional - 1972

Série Brasil Hoje - Edição Nº 115 - Agência Nacional - 1975


Fonte: Arquivo Nacional

Comentários