Rocket Lab Instala Sistema Avançado de Fabricação em Composto de Carbono Visando a Produção do Foguete Neutron

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Crédito: Space Daily
Ilustrativo.
 
No dia 09/08, o portal Space Daily informou que a Rocket Lab USA, Inc. (Nasdaq: RKLB), líder global em serviços de lançamento e sistemas espaciais, iniciou a instalação de uma Máquina Automatizada de Colocação de Fibras (AFP) de última geração em sua fábrica de produção do Foguete Neutron em Middle River, Maryland. A máquina, considerada a maior de seu tipo, está prestes a revolucionar a produção de estruturas compostas de carbono para o Veículo de Lançamento Neutron da Rocket Lab.
 
De acordo com a nota do portal, o sistema robótico personalizado, com 99 toneladas de peso e 12 metros de altura, foi fabricado pela Electroimpact em Washington. Após os testes finais de aceitação bem-sucedidos, a instalação está agora em andamento no Complexo de Estruturas Espaciais da Rocket Lab. A máquina AFP será crucial na automação da criação dos principais componentes do foguete Neutron, incluindo o interestágio e o carenagem de 28 metros de comprimento, o estágio principal de 7 metros de diâmetro e o tanque do segundo estágio de 5 metros de diâmetro.
 
Esta máquina de ponta pode aplicar fibra de carbono contínua em uma extensão de até 30 metros a uma taxa impressionante de 100 metros por minuto. Ela também está equipada com um sistema de inspeção automatizado em tempo real, que escaneia em busca de até os menores defeitos no material laminado composto e alerta os operadores antes que a próxima camada seja aplicada. Este recurso é crítico para garantir que as estruturas atendam aos rigorosos padrões de qualidade da Rocket Lab para os lançamentos reutilizáveis do Neutron.
 
À medida que as estruturas compostas de carbono do Neutron entram em produção em larga escala, espera-se que a máquina AFP reduza o tempo de fabricação em mais de 150.000 horas.
 
Sir Peter Beck, fundador e CEO da Rocket Lab, declarou: "À medida que construímos o maior foguete de composto de carbono do mundo, faz sentido que precisemos de uma máquina de colocação de fibra de carbono pioneira no mundo.
 
"Estamos combinando nossa tecnologia proprietária de composto de carbono comprovada em voo, manufatura aditiva e robótica autônoma para projetar e construir componentes aeroespaciais em grande escala a um ritmo que apoiará não apenas a cadência de lançamentos do Neutron, mas também o Electron e as estruturas de compostos de carbono para nossos clientes de espaçonaves. Trabalhamos em estreita colaboração com nossos excelentes parceiros da Electroimpact para criar este robô e estamos empolgados com os resultados.
 
"É uma máquina inovadora produzindo um foguete de próxima geração a partir de um dos berços da indústria aeroespacial em Baltimore, e mal podemos esperar para ver os primeiros painéis impressos em composto de carbono saindo da linha de produção em breve."
 
A máquina AFP também será utilizada para a produção de estruturas menores em composto de carbono para o Neutron, os estágios iniciais do veículo de lançamento Electron da Rocket Lab e outros componentes críticos para aplicações espaciais. Isso inclui painéis estruturais de espaçonaves, substratos para painéis solares, tanques de composto de carbono, estruturas primárias e outros projetos aeroespaciais personalizados.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários