Scout Space e Dawn Aerospace Firmam Parceria Para Demonstração de Vigilância Através da Futura Espaçonave Suborbital Não tripulado Mk-II Aurora

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Crédito: SpaceNews
A Dawn Aerospace conseguiu realizar um voo com propulsão por foguete com o Mk-II Aurora.
 
No dia de ontem (22/08), o portal SpaceNews informou que a Scout Space, uma startup baseada na Virgínia (EUA) especializada em conscientização do domínio espacial, assinou um acordo com a Dawn Aerospace (lembram dela?) para demonstrar a capacidade de observar objetos em Órbita Terrestre Muito Baixa (VLEO) a partir da futura espaçonave suborbital não tripulada Mk-II Aurora desta empresa neozelandesa/holandesa.
 
De acordo com a nota do portal, sob o acordo anunciado em 22 de agosto, a Scout instalará seus sensores de conscientização do domínio espacial a bordo do espaçonave suborbital não tripulado Mk-II Aurora da Dawn Aerospace para um voo de teste previsto para novembro no Tāwhaki National Aerospace Centre, próximo a Christchurch, na Nova Zelândia.
 
A Dawn Aerospace, que tem operações na Holanda e nos Estados Unidos além da Nova Zelândia, desenvolveu o Mk-II Aurora como um espaçonave reutilizável que decola e aterrissa horizontalmente como uma aeronave convencional, eliminando a necessidade de plataformas de lançamento dedicadas.
 
Durante sua campanha de testes, o Mk-II Aurora deve voar a velocidades supersônicas a altitudes de até 80.000 pés, e seu objetivo é alcançar 100 quilômetros para atingir a linha de Kármán, o limite do espaço.
 
O acordo da Scout com a Dawn abrange vários voos de teste que servirão como demonstrações para os sensores Sparrow da Scout, que observarão a região VLEO a partir do Mk-II Aurora. VLEO está localizada aproximadamente entre 100 e 450 quilômetros acima da superfície da Terra.
 
“Isso seria uma capacidade de conscientização do domínio espacial VLEO taticamente responsiva, inédita no mercado,” disse Philip Hover-Smoot, CEO da Scout, à Spacenews.
 
Stefan Powell, CEO da Dawn Aerospace, afirmou que a combinação de um espaçonave suborbital e sensores de conscientização do domínio espacial “oferece um nível de eficácia e resiliência que supera o que pode ser alcançado por um satélite.”
 

Se as demonstrações forem bem-sucedidas, a Scout pretende comercializar a tecnologia para o governo dos EUA como uma opção de baixo custo para missões de coleta de inteligência que precisam ser realizadas rapidamente, disse Hover-Smoot.
 
A Força Espacial dos EUA usa o espaçonave X-37B para experimentos de conscientização do domínio espacial e iniciou um programa de “espaço responsivo” para utilizar foguetes comerciais para implantar cargas de vigilância com pouco aviso prévio. Mas o conceito de usar uma aeronave comercial como a da Dawn “é uma reconfiguração completamente diferente de como pensamos em observar a órbita terrestre muito baixa,” disse Hover-Smoot.
 
A Scout integrará seus sensores Sparrow na fuselagem do Mk-II Aurora. Os instrumentos serão alojados em uma baía de carga aberta com uma janela óptica, permitindo observar o VLEO de altitudes mais baixas.
 
Com base em estudos e simulações, ele disse que a Scout acredita que objetos em VLEO podem ser observados de altitudes mais baixas com melhor fidelidade do que a partir de satélites em órbitas mais altas.
 
Se o experimento for bem-sucedido, a Scout trabalhará com a Dawn para explorar oportunidades de mercado. A primeira prioridade será superar os desafios técnicos de integrar um sensor espacial em um espaçonave reutilizável, disse Hover-Smoot.
 
“A economia é fenomenal,” acrescentou. “Mas queremos provar que é viável antes de tentar vendê-lo.”
 
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