Rocket Lab Conclui Com Sucesso o Teste Inicial de Fogo do Seu 'Motor Archimedes' Para o Futuro Foguete Neutron

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Crédito: Space Daily
Ilustrativo.
 
No dia 09/08, o portal Spave Daily informou que a empresa Rocket Lab USA, Inc. (Nasdaq: RKLB) realizou o primeiro teste de fogo quente de seu novo Motor de Foguete Archimedes, marcando um passo importante em direção ao lançamento inaugural do Foguete Neutron, de médio porte.
 
De acordo com a nota do portal, o teste de fogo quente bem-sucedido ocorreu em agosto de 2024 no Complexo de Testes de Motores da Rocket Lab, localizado no Centro Espacial Stennis da NASA, no Condado de Hancock, Mississippi. Durante o teste, o Archimedes alcançou 102% da potência, atendendo a vários objetivos principais e solidificando seu design para o primeiro voo do Neutron, planejado para meados de 2025. Esse cronograma posiciona o Neutron como o veículo de lançamento de médio porte comercialmente desenvolvido mais rápido a chegar ao mercado. Com o teste de fogo quente agora concluído, a Rocket Lab está avançando com a campanha de qualificação completa e iniciou a produção em larga escala dos motores de voo.
 
O fundador e CEO da Rocket Lab, Sir Peter Beck, comentou: "O teste de fogo do Archimedes é um marco significativo para o Neutron, e nossa equipe o fez em um cronograma acelerado. Levar um novo motor de foguete a combustão em estágios do design limpo para o teste de fogo em apenas alguns anos é algo pioneiro na indústria.
 
"Estamos consistentemente impressionados com o desempenho do Archimedes nos testes, incluindo neste teste de fogo, então, com este marco crítico concluído, avançamos para a produção dos motores de voo com confiança e começamos a finalizar a campanha de testes de qualificação em paralelo para realmente aprimorar o desempenho para o lançamento no próximo ano. Desde o dia em que começamos a projetar o Archimedes, focamos em entregar um motor de voo, em vez de um protótipo em estágio inicial destinado a múltiplas reworks e ajustes, então é gratificante ver essa estratégia dando frutos."
 
O motor Archimedes está projetado para impulsionar o foguete Neutron da Rocket Lab, um veículo reutilizável de médio porte projetado para fornecer serviços de lançamento econômicos e confiáveis para missões comerciais e governamentais. O design avançado do Neutron apresenta compósitos de carbono para estruturas principais e um estágio superior inovador otimizado para implantações complexas de satélites, incluindo mega-constelações de satélites.
 
O Archimedes é um motor de ciclo de combustão em estágios rico em oxidante, destinado ao uso no primeiro estágio reutilizável do Neutron e no segundo estágio, que é capaz de transportar até 13.000 quilogramas de carga útil para o espaço. Cada motor Archimedes pode gerar até 165.000 libras de empuxo (733 quilonewtons) e opera com níveis de estresse mais baixos do que outros motores para garantir reutilização rápida e confiável.
 
O primeiro estágio do Neutron, alimentado por nove motores Archimedes, atingirá um empuxo combinado de 1.450.000 libras-força (lbf). O motor utiliza uma mistura de propelentes criogênicos de oxigênio líquido e gás natural liquefeito (GNL) para melhor reutilização e desempenho, com muitos componentes críticos, como as carcaças da turbobomba, pré-combustor, componentes da câmara principal, carcaças das válvulas e elementos estruturais, produzidos por impressão 3D.
 
A produção dos motores Archimedes está em andamento no Complexo de Desenvolvimento de Motores da Rocket Lab em Long Beach, Califórnia.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários