O Módulo Lunar 'Blue Ghost 1' da Firefly Aerospace Dá Inicio aos 'Testes Ambientais de Pré-Lançamento' no JPL da NASA

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Crédito: Firefly Aerospace
O módulo lunar Blue Ghost 1 concluído está a caminho do JPL para testes ambientais.
 
No dia de ontem (26/08), o portal SpaceNews noticiou que a empresa privada estadunidense 'Firefly Aerospace' concluiu seu primeiro módulo lunar e enviou a espaçonave ao Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) para testes antes do lançamento previsto para o final deste ano.
 
De acordo com a nota do portal, a empresa anunciou no dia 26 de agosto que seu Módulo Blue Ghost 1 está agora no JPL para testes de vibração, acústica, vácuo térmico e interferência e compatibilidade eletromagnética, com o objetivo de confirmar que o módulo opera como esperado no ambiente espacial e pode suportar as exigências do lançamento.
 
“Firefly se orgulha de seguir os passos dos módulos Surveyor que foram testados nas mesmas instalações do JPL,” disse Peter Schumacher, CEO interino da Firefly Aerospace, em um comunicado, referindo-se aos módulos lunares robóticos da NASA dos anos 1960. “Os extensivos testes ambientais que completaremos no JPL, combinados com os robustos testes que já realizamos internamente, reduzirão ainda mais nossa postura de risco e nos prepararão para um pouso suave bem-sucedido.”
 
Se o Blue Ghost passar nesses testes, será então enviado para a Flórida para o lançamento em um Falcon 9, atualmente programado para o quarto trimestre deste ano. O módulo passará cerca de um mês em órbita terrestre após o lançamento para testar os sistemas antes de entrar em órbita ao redor da lua por duas semanas antes da tentativa de pouso.
 
A Firefly enviou o módulo ao JPL após concluir testes extensivos em sua sede no Texas. Isso incluiu a construção de uma paisagem lunar simulada de um acre e o voo de um drone sobre ela para testar as tecnologias de evasão de perigos e navegação relativa ao terreno do módulo, além de quase 100 testes de queda para demonstrar que as pernas do Blue Ghost podem suportar o choque do pouso.
 
“Esta incrível equipe da Firefly implementou abordagens de teste inovadoras que estão estabelecendo um novo padrão na indústria,” disse Jana Spruce, vice-presidente de espaçonaves da Firefly, no comunicado. “Após todo o trabalho árduo, é agridoce ver o Blue Ghost deixar nossa instalação no Texas, mas estamos mais do que prontos para este teste final.”
 
A Firefly está na fila para ser a terceira empresa a tentar um pouso lunar como parte do programa Commercial Lunar Payload Services (CLPS) da NASA, depois da Astrobotic e da Intuitive Machines. O módulo Peregrine da Astrobotic sofreu uma falha de propulsão horas após seu lançamento em janeiro, abortando a tentativa de pouso. O módulo Odysseus da Intuitive Machines pousou na lua em fevereiro na missão IM-1, embora tenha caído de lado, prejudicando seu desempenho.
 
A missão, formalmente conhecida como CLPS Task Order 19D pela NASA, transportará 10 cargas úteis de ciência e demonstração de tecnologia. Essas cargas incluem um imageador de raios-X para estudar a magnetosfera da Terra, um sistema de amostragem de regolito lunar e um receptor projetado para detectar sinais de navegação GPS e Galileo a distâncias lunares.
 
O Blue Ghost está planejado para pousar no Mare Crisium no quadrante nordeste do lado próximo da lua. A espaçonave foi projetada para operar por um dia lunar, ou 14 dias terrestres, e várias horas na noite lunar.
 
A Firefly tem uma ordem de tarefa CLPS para uma segunda missão lunar, Blue Ghost 2. Essa espaçonave tentará um pouso no lado oculto da lua em 2026, transportando um experimento de astrofísica e duas cargas úteis menores.
 
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