O Astronauta Nick Hague e o Cosmonauta Aleksandr Gorbunov Foram Selecionados Para Realizarem a Missão Crew-9 Para a ISS

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Crédito: NASA
O astronauta veterano da NASA, Nick Hague (esquerda da foto), será o novo comandante da Crew-9, com Aleksandr Gorbunov (direita) como especialista de missão.
 
No dia de ontem (30/08), o portal SpaceNews informou que um astronauta veterano da NASA e um novato cosmonauta russo voarão para a Estação Espacial Internacional (ISS) em setembro a bordo de uma espaçonave SpaceX Crew Dragon reduzida, uma consequência dos problemas com o Starliner da Boeing.
 
Segundo a nota do portal, a NASA anunciou em 30 de agosto que Nick Hague atuará como comandante da Crew-9, acompanhado pelo especialista de missão Aleksandr Gorbunov da Roscosmos. A missão está prevista para ser lançada no mais tardar em 24 de setembro na espaçonave Crew Dragon Freedom.
 
Ambos haviam sido previamente designados para a Crew-9, com Hague como piloto. A tripulação original também incluía os astronautas da NASA Zena Cardman como comandante e Stephanie Wilson como especialista de missão.
 
No entanto, a NASA decidiu remover Cardman e Wilson do voo e tornar Hague o comandante para liberar dois dos quatro assentos na Crew Dragon. Isso permitirá que os astronautas Suni Williams e Butch Wilmore retornem na espaçonave quando a missão Crew-9 terminar em fevereiro de 2025.
 
Wilmore e Williams voaram para a estação em junho na missão de Teste de Voo da Crew Starliner (CFT) para uma estadia originalmente projetada para durar apenas oito dias. No entanto, preocupações com o desempenho dos propulsores do Starliner levaram a NASA a anunciar em 24 de agosto que o Starliner retornaria sem tripulação, com Wilmore e Williams permanecendo na estação como parte de uma tripulação de longa duração.
 
A agência afirmou em um comunicado que Joe Acaba, chefe dos astronautas da NASA, tomou a decisão de manter Hague e Gorbunov na Crew-9. “Acaba teve que equilibrar a presença de um membro da tripulação da NASA com experiência prévia em voo espacial para comandar o voo, enquanto garantiu que a NASA mantivesse uma tripulação integrada com um cosmonauta da Roscosmos que pudesse operar seus sistemas críticos para a continuidade e segurança das operações na estação”, afirmou a agência.
 
“Embora tenhamos alterado a tripulação antes por uma variedade de razões, reduzir a tripulação para este voo foi outra decisão difícil, dada a preparação da tripulação como um grupo de quatro”, disse Acaba em um comunicado. “Zena e Stephanie continuarão a auxiliar seus colegas de tripulação antes do lançamento, e elas exemplificam o que significa ser um astronauta profissional.”
 
A especulação inicial indicava que Cardman permaneceria na missão como comandante junto com Gorbunov. Cardman, no entanto, faria seu primeiro voo espacial, assim como Gorbunov. Hague voou na missão abortada Soyuz MS-10 em outubro de 2018, quando o sistema de escape da espaçonave Soyuz afastou a cápsula de seu foguete com falha, pousando perto do Cosmódromo de Baikonur. Ele voou na Soyuz MS-12 em 2019, passando 203 dias na estação.
 
“Estou profundamente orgulhosa de toda a nossa equipe”, disse Cardman no comunicado da NASA, “e estou confiante de que Nick e Alex assumirão seus papéis com excelência.” A NASA disse que tanto Cardman quanto Wilson serão realocadas para missões futuras.
 
Gorbunov era esperado para ser mantido em qualquer cenário para manter “tripulações integradas” de forma que haja pelo menos um americano e um russo na estação caso as espaçonaves Soyuz ou comerciais se tornem indisponíveis. A próxima missão Soyuz MS-26 para a ISS, marcada para ser lançada em 11 de setembro, levará o astronauta da NASA Don Pettit junto com os cosmonautas da Roscosmos Alexey Ovchinin e Ivan Vagner.
 
A NASA anunciou em 28 de agosto que designou o astronauta Jonny Kim para a próxima missão Soyuz para a ISS, Soyuz MS-27 em março de 2025. Kim estava treinando como reserva de Pettit.
 
Os planos para tripulações integradas além dessa missão são incertos. A Roscosmos anunciou em 21 de agosto que designou tripulações para a missão Soyuz MS-28 no final de 2025 e Soyuz MS-29 em 2026. Ambas as missões serão compostas exclusivamente por cosmonautas da Roscosmos, afirmou a agência.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários