Comitiva Liderada pelo LULA Visitou Ontem (27) o Centro de Operações Espaciais (COPE) da FAB

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Fotos: Sargento Vanessa Sonaly / CECOMSAER

No dia de ontem (27/08), o portal da outrora nobre 'Força Aérea Brasileira (FAB)' publicou uma nota informando que uma comitiva liderada pelo LULA e acompanhado de seus Ministros de Estado e membros do Alto-Comando da Aeronáutica estiveram nesta mesma terça-feira (27) visitando o Centro de Operações Espaciais (COPE).
 
De acordo com a nota do portal, a FAB, por meio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), recebeu, nesta terça-feira (27/08), a visita do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, às instalações do Centro de Operações Espaciais (COPE), que serve como centro de controle do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) e controla diversos satélites geoestacionários e de baixa órbita. As instalações do COPE foram projetadas com alto nível de segurança e disponibilidade de rede, tornando-se referência pela complexidade e modernidade.
 

Acompanhado do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, dos Membros do Alto-Comando da Aeronáutica e Oficiais-Generais da FAB, o Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, detalhou ao Presidente da República e para a comitiva ministerial as aplicações dos satélites gerenciados pelo COPE para monitoramento de atividade de garimpos ilegais; pistas de pouso e decolagem clandestinas; navios não identificados; mapeamento de todo o estado do Rio Grande do Sul, para ajudar na reconstrução; além do monitoramento do clima espacial; de consciência situacional espacial, e do acordo com a Telebras que permitiu, grande absorção de tecnologia pelo setor espacial brasileiro.
 

Em suas palavras, o Comandante da Aeronáutica agradeceu a presença do Executivo e destacou a importância de ter um Centro estratégico para a tecnologia aeroespacial.
 
"Aqui no COPE, gerenciamos a comunicação estratégica junto à Telebras e ainda possuímos um satélite principal que fornece comunicações em Banda X para a defesa e Banda KA para a Telebras no escopo do programa nacional de banda larga. O COPE é essencial para o sucesso nessas frentes, o uso de recursos de geoinformação e um exemplo brilhante de inovação e de liderança tecnológica do Brasil. Pautada no uso de satélites estratégicos e de tecnologias de ponta, destaco a singular capacidade do Brasil de liderar na área de defesa. Assim, estamos comprometidos em manter e expandir essa liderança, com vistas a garantir que o Brasil continue a ser um protagonista internacional, tanto na esfera militar quanto na civil do espaço", afirmou o Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno.
 

Na ocasião, houve ainda a assinatura do contrato entre o Ministério do Trabalho e Emprego e a Telebras, que visa fornecer serviços de telecomunicações, com capacidade para prover conectividade segura entre as 409 agências do Ministério do Trabalho e Emprego, com monitoramento contra ataques cibernéticos 24h por dia. O contrato tem duração de 5 anos.
 
Também estiveram presentes no evento os Ministros de Estado: da Casa Civil, Rui Costa Dos Santos, da Defesa, José Mucio Monteiro; do Trabalho E Emprego, Luiz Marinho; da Gestão E Da Inovação Em Serviços Públicos, Esther Dweck; das Comunicações, Jose Juscelino Dos Santos Rezende Filho; da Ciência, Tecnologia E Inovação, Luciana Santos; do Desenvolvimento Regional Do Brasil, Waldez Góes; do Gabinete De Segurança Institucional Da Presidência Da República, Marcos Antonio Amaro Dos Santos; e o Presidente da Telebras, Frederico De Siqueira Filho.
 
COPE
 

O COPE foi inaugurado em 2020, em parceria com a Empresa Estatal Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebras), para servir como centro de controle do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) e com a possibilidade de controlar diversos satélites geoestacionários e de baixa órbita. As instalações do COPE foram projetadas com alto nível de segurança e disponibilidade de rede, tornando-se referência pela complexidade e modernidade.
 
Provendo serviços com aplicação civil e militar e atuando com plena confiabilidade, o COPE tem capacidade de operação continuada nos mais diversos cenários. Em maio de 2022, o Centro de Operações Espaciais lançou os primeiros satélites do Projeto Lessonia: Os dois satélites de Sensoriamento Remoto Radar (SRR), denominados Carcará I e Carcará II, foram lançados por meio do foguete Falcon 9, da SpaceX, no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, nos Estados Unidos (EUA).
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários

  1. Na República Federativa do Brasil

    Temos o Ministério da Defesa (MD), e a Força Aérea Brasileira (FAB) e o Centro de Operações Espaciais (COPE). Certo! Cadê os frutos? cadê o dialogo com a sociedade Brasileira? Permita-me refrescar a memória dos senhor e senhoras, que paga o seus salários é a própria sociedade brasileira, são os impostos que pagamos. Já chega de ficar viajando e tirando fotos, mesmo do mesmo todos os anos. Cadê os FRUTOS? Cadê a participação da SOCIEDADE.

    Conclusão
    Nesta imagem, apenas a antena é um produto legítimo do investimento público realizado pela população brasileira através do IMPOSTO.

    Viva a População Brasileira que paga os seus salários.

    ResponderExcluir

Postar um comentário