Airbus Envia Para NASA o '3º Módulo de Serviço' da Espaçonave Orion Para a Missão Lunar Artemis 3
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Crédito: Space Daily
No dia de ontem (23/08), o portal 'Space Daily' anunciou que o terceiro Módulo de Serviço Europeu (ESM-3) para a Espaçonave Orion da NASA partiu das instalações da Airbus em Bremen, na Alemanha, com destino ao Centro Espacial Kennedy na Flórida. Este módulo será integrado ao Módulo da Tripulação em preparação para a Missão Artemis III, que levará astronautas de volta à superfície lunar pela primeira vez desde a Missão Apollo 17 em 1972.
Construído pela Airbus sob contrato com a Agência Espacial Europeia (ESA), o ESM-3 é essencial para a missão, apoiando uma tripulação de quatro astronautas durante sua jornada de três semanas. Ele sustentará a tripulação desde o momento em que deixarem a órbita da Terra, passando pelas operações em órbita lunar - incluindo a acoplagem com o Sistema de Aterrissagem Humano (HLS) - até o retorno seguro à Terra.
Regulação da Temperatura no Ambiente Espacial Adverso
O frio extremo do espaço, onde as temperaturas podem cair a -200°C, exige um gerenciamento térmico preciso para manter os astronautas confortáveis e o equipamento funcionando de forma ideal. "Para gerenciar a temperatura no módulo da tripulação e no ESM, desenvolvemos um sistema de controle térmico", explicou Matthias Gronowski, Engenheiro Chefe da Airbus para o Orion-ESM. O sistema usa um trocador de calor para transferir calor do módulo da tripulação para o ESM, que depois dissipa o calor no espaço através de radiadores. Isso garante que o módulo da tripulação permaneça a uma temperatura ambiente padrão, enquanto o equipamento no ESM opera dentro de uma faixa controlada de 20 a 60°C.
Além disso, a isolação multi-camada (MLI), a manta branca que cobre o Orion, reflete a radiação solar e isola a espaçonave, mantendo a temperatura interna e protegendo-a das flutuações térmicas externas.
Apoio às Necessidades Básicas de Vida
Além da proteção térmica, o ESM fornece sistemas essenciais de suporte à vida, incluindo ar respirável e água potável. O módulo armazena 30 quilos de nitrogênio e 90 quilos de oxigênio para replicar a atmosfera da Terra dentro do módulo da tripulação, permitindo que os astronautas respirem. "Precisamos criar uma atmosfera semelhante à da Terra, o que significa que precisamos da mistura certa de nitrogênio e oxigênio na cabine", afirmou Gronowski.
O nitrogênio também pressuriza os tanques de água potável, permitindo a distribuição de água a bordo da espaçonave. O ESM-3 inclui um tanque de água de 240 litros como a principal fonte de água potável para os astronautas.
Fornecendo Energia Solar ao Orion
Ao contrário das missões Apollo, que dependiam de células de combustível, a espaçonave Orion é totalmente movida a energia solar. Seus quatro painéis solares geram 11,2 kW de potência - suficiente para suprir duas casas médias na Terra. "Desses 11,2 kW, usamos cerca de 10% para os componentes do ESM e os 90% restantes vão para as baterias e equipamentos no módulo da tripulação", disse Gronowski. A missão Artemis I mostrou que os painéis solares produziram mais energia do que o esperado, um excedente que será benéfico à medida que o programa Artemis avança.
A energia armazenada nas baterias do módulo da tripulação é crucial, especialmente durante períodos em que a espaçonave está em um eclipse e a energia solar não está disponível. As baterias também alimentam o módulo da tripulação após a separação do ESM no final da missão.
Aviónica Avançada para Autonomia
O sistema de avionica a bordo da espaçonave Orion oferece altos níveis de autonomia, permitindo que os astronautas se concentrem em tarefas críticas. Esses sistemas gerenciam funções como regulação de temperatura e posicionamento dos painéis solares para rastrear o Sol. "Em princípio, toda a espaçonave pode realizar a missão de forma completamente autônoma", observou Gronowski, embora a Artemis III permita que os astronautas acoplem manualmente com o Sistema de Aterrissagem Humano.
Propulsão: 33 Motores Impulsionando a Missão
Após se separar do veículo de lançamento, a espaçonave Orion dependerá dos 33 motores a bordo do ESM para empuxo e manobra. O motor principal, um motor de manobra orbital da era do Ônibus Espacial fornecido pela NASA, entrega 26,5 quilonewtons de empuxo - suficiente para levantar uma van - permitindo que a espaçonave saia da Órbita Terrestre Baixa e inicie a queima de injeção translunar em direção à Lua. Além disso, oito propulsores auxiliares fornecem backup e ajustes de trajetória, enquanto vinte e quatro motores menores gerenciam o controle de atitude, essencial para manobras como o acoplamento.
"Todos os 33 motores recebem o mesmo propulsor dos mesmos tanques por meio de diferentes diâmetros de tubos, usando um sistema de pressurização com hélio", explicou Gronowski.
Desenvolver o ESM é um desafio de engenharia complexo, envolvendo numerosos componentes e subsistemas que devem atender a padrões rigorosos. Mais de 100 membros da equipe da Airbus contribuíram para sua criação. "Contribuir para o retorno da humanidade à Lua e fazer parte deste momento histórico é uma grande fonte de orgulho para todas as equipes europeias da Airbus e para a cadeia de suprimentos", concluiu Gronowski.
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