FAA dos EUA Suspende Lançamentos do 'Foguete Falcon 9' da SpaceX Para Investigar Falha no Pouso do Foguete

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Crédito: Transmissão ao vivo da SpaceX
Chamas surgem da base de um foguete Falcon 9 ao pousar em uma plataforma flutuante após um lançamento em 28 de agosto. O foguete tombou segundos depois.

No dia de ontem (29/08), o portal SpaceNews informou que os lançamentos do Foguete Falcon 9  da empresa SpaceX estão temporariamente suspensos enquanto a Administração Federal de Aviação (FAA) investiga as possíveis implicações para a segurança pública do pouso malsucedido do foguete em 28 de agosto.
 
De acordo com a nota do portal, em uma declaração de 28 de agosto, a FAA afirmou estar ciente do incidente ocorrido mais cedo naquele dia, quando um Foguete Falcon 9 pousou em uma plataforma flutuante após o lançamento bem-sucedido de 21 satélites Starlink. Após o pouso, chamas surgiram da base do foguete e o veículo tombou segundos depois.
 
Embora o incidente não tenha causado ferimentos ou danos além da perda do foguete, a FAA observou em sua declaração que está exigindo uma investigação. Isso, por enquanto, impedirá a SpaceX de realizar lançamentos adicionais.
 
“O retorno ao voo do foguete Falcon 9 depende da FAA determinar que qualquer sistema, processo ou procedimento relacionado à anomalia não afeta a segurança pública,” afirmou a FAA. “Além disso, a SpaceX pode precisar solicitar e receber aprovação da FAA para modificar sua licença, incorporando quaisquer ações corretivas e atendendo a todos os outros requisitos de licenciamento.”
 
No entanto, a investigação não precisa estar completa para que a SpaceX retome os lançamentos. A FAA observa em seu site que os operadores de veículos de lançamento podem solicitar uma “determinação de segurança pública” pela agência se o incidente “não envolveu sistemas críticos para a segurança ou de outra forma comprometer a segurança pública.” Se a FAA fizer essa determinação, os lançamentos podem prosseguir enquanto a investigação continua.
 
A SpaceX não forneceu detalhes adicionais sobre o incidente. No entanto, um executivo da empresa disse que não acreditava que o que aconteceu com o foguete ao pousar fosse um problema de segurança pública.
 
“Estamos trabalhando o máximo que podemos para entender a causa raiz e implementar ações corretivas o mais rápido possível,” escreveu Jon Edwards, vice-presidente dos veículos de lançamento Falcon na SpaceX, nas redes sociais. “Uma coisa que sabemos é que isso foi puramente um problema de recuperação e não representou ameaça para a missão principal ou para a segurança pública.”
 
Uma fonte da indústria, falando em segundo plano, disse que o tempo necessário para a FAA revisar a questão de segurança e permitir a retomada dos lançamentos dependerá do que causou a perda do foguete. Uma falha na perna de pouso, por exemplo, pode ser rapidamente resolvida porque não é usada em outras fases do voo, mas um mau funcionamento do motor pode exigir uma investigação adicional.
 
A FAA também havia interrompido os lançamentos do Falcon 9 após uma falha no motor do estágio superior em um lançamento do Starlink em 11 de julho. A SpaceX recebeu aprovação da FAA para retomar os lançamentos duas semanas depois, por meio de uma determinação de segurança pública.
 
O anúncio da FAA, no entanto, atrasa os próximos lançamentos do Falcon 9. Isso inclui a missão privada de astronautas Polaris Dawn, que a SpaceX adiou horas antes do lançamento do Starlink devido às condições meteorológicas desfavoráveis previstas para os locais de aterrissagem no litoral da Flórida. Na época, a SpaceX disse que não buscaria oportunidades de lançamento nas primeiras horas de 28 ou 29 de agosto e não forneceu mais atualizações desde então.
 
“Nossos critérios de lançamento são fortemente restritos pelas condições meteorológicas previstas para a aterrissagem,” postou Jared Isaacman, o bilionário comandante da Polaris Dawn, logo após o anúncio do adiamento do lançamento pela SpaceX. “Sem encontro com a ISS e com consumíveis limitados para suporte à vida, devemos ter absoluta certeza sobre o clima de reentrada antes de lançar.”
 
“Estamos apenas focados nas condições meteorológicas de recuperação neste momento,” disse ele após o anúncio da investigação da FAA sobre a anomalia no pouso do foguete. “Acho que isso ainda é um obstáculo para o nosso lançamento.”
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários