Observador Interno da NASA Encontra Problemas de Controle de Qualidade no Trabalho da Boeing om o SLS

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Crédito: Boeing
O Estágio Superior de Exploração aumentará o desempenho da carga útil do Sistema de Lançamento Espacial para missões à Lua em mais de 10 toneladas.
 
No dia de ontem (12/08) o portal SpaceNews informou que o Observador Interno da NASA (Watchdog) criticou severamente o trabalho da Boeing na próxima versão do Sistema de Lançamento Espacial (SLS), encontrando sérias falhas no controle de qualidade.
 
Olha aí entusiastas do BS, só faltava essa agora para os estadunidenses se complicaram ainda mais com o Programa Lunar Tripulado das Missões Artemis. Se uma das opções disponíveis é um verdadeiro trambolho, sem garantias de sucesso, agora surge um novo obstáculo em uma etapa que parecia já ter sido concluída sem problemas. Enquanto isso, a China continua avançando de forma constante.
 
De acordo com a nota do portal, em um relatório divulgado em 8 de agosto, o Escritório do Inspetor Geral da NASA (OIG) afirmou que houve problemas significativos com o trabalho da Boeing na versão Block 1B do SLS sendo realizado na Michoud Assembly Facility, em Nova Orleans, o qual foi atribuído à falta de um sistema de gestão de qualidade aceitável e uma força de trabalho treinada.
 
A NASA utilizou a Defense Contract Management Agency (DCMA) para monitorar o trabalho da Boeing nas fases de núcleo e superior do SLS em Michoud. “De acordo com os funcionários da DCMA, o processo da Boeing para tratar a não conformidade contratual tem sido ineficaz, e a empresa geralmente tem sido não responsiva em tomar ações corretivas quando os mesmos problemas de controle de qualidade reaparecem,” afirma o relatório do OIG.
 
O relatório descobriu que foram emitidos 71 pedidos de ação corretiva (CARs) pela DCMA de setembro de 2021 a setembro de 2023 em relação ao trabalho da Boeing no SLS em Michoud. Um CAR identifica uma não conformidade específica sobre o trabalho. Dos 71, 24 foram CARs de Nível 2, uma versão mais séria usada para problemas que não podem ser corrigidos imediatamente ou envolvem hardware crítico de segurança.
 
Esse número de CARs, segundo a DCMA, é incomumente alto para um programa de voo espacial nesta etapa de desenvolvimento. Houve um número suficiente de CARs de um tipo — inspeções de trabalho chamadas “garantia de selo” — que a NASA recomendou que a DCMA elaborasse um CAR de Nível 3, reservado para não conformidades graves. Esse CAR nunca foi emitido, pois a NASA optou por usar o que o relatório chamou de “métodos alternativos de ação corretiva”, que incluíam revisões adicionais.
 
O relatório vinculou o alto número de problemas de qualidade à falta de uma força de trabalho treinada. “Os oficiais de Michoud afirmaram que tem sido difícil atrair e reter uma força de trabalho contratada com experiência em manufatura aeroespacial, em parte devido à localização geográfica de Michoud em Nova Orleans, Louisiana, e à compensação dos empregados ser inferior à de outros concorrentes aeroespaciais,” declarou o relatório.
 
O OIG observou no relatório que tinha evidências diretas de problemas causados por uma força de trabalho inadequadamente treinada. Durante uma visita ao local em abril de 2023, a equipe do OIG viu uma seção do tanque de oxigênio líquido destinada ao uso no estágio de núcleo do SLS para o Artemis 3 que estava “segregada e pendente de disposição” devido a soldagens que não atendiam às especificações. Oficiais da NASA disseram ao OIG que “os problemas de soldagem surgiram devido aos técnicos inexperientes da Boeing e ao planejamento e supervisão inadequados das ordens de trabalho.”
 
O relatório também criticou a gestão da parte chave do Block 1B do SLS, o Estágio Superior de Exploração (EUS), que substituirá o Estágio Superior Criogênico Interino usado no SLS Block 1 original. O EUS representa mais da metade do custo de desenvolvimento de $5,7 bilhões para o Block 1B, que aumentou em $700 milhões desde que a agência fez um compromisso de custo e cronograma base no mês de dezembro passado.
 
Enquanto a NASA projeta que os gastos com o EUS diminuirão conforme a Boeing remove trabalhadores do projeto, “projetamos que os custos anuais do Block 1B permanecerão nos níveis de 2023 até pelo menos 2026 antes de diminuir nos anos seguintes,” concluiu o relatório, observando que as projeções orçamentárias da NASA não incluem o financiamento adicional necessário para o trabalho do EUS até 2027. Isso arrisca atrasos no lançamento do Artemis 4, planejado para o final de 2028.
 
Enquanto isso, a Boeing está usando uma ferramenta de software chamada sistema de gestão de valor agregado (EVMS), que mede o progresso com base em dados técnicos, de custo e outros, que foi desaprovada para uso pelo Departamento de Defesa desde 2020 devido a várias deficiências. “De acordo com os oficiais de contratos da NASA, a Boeing não pode produzir uma data realista de entrega base para o EUS devido às deficiências contínuas em seu EVMS,” observou o relatório do OIG.
 
“Dado o gerenciamento de qualidade da Boeing e seus desafios relacionados à força de trabalho, estamos preocupados que esses fatores possam potencialmente impactar a segurança do SLS e da espaçonave Orion, incluindo sua tripulação e carga,” concluiu o relatório. Foram feitas quatro recomendações, incluindo um programa de gestão de qualidade aprimorado, análise de excedentes de custo e coordenação com a DCMA para trazer o EVMS para conformidade, que a NASA aceitou em sua resposta.
 
A agência, no entanto, rejeitou a quarta recomendação, que pedia penalidades financeiras pela não conformidade da Boeing com os controles de qualidade. “A NASA interpreta essa recomendação como uma direção para instituir penalidades fora dos limites do contrato,” escreveu Cathy Koerner, administradora associada da NASA para desenvolvimento de sistemas de exploração, na resposta da agência ao relatório.
 
Ela argumentou que existem outros mecanismos, como provisões para concessão de taxas de prêmio no contrato, que podem ser usados para abordar os problemas de qualidade. “Instituir penalidades financeiras fora dos limites do contrato subverte o processo de controle do contrato,” concluiu.
 
“Nossa recomendação foi redigida para permitir à Agência a latitude para usar os mecanismos mais apropriados possíveis para impor penalidades financeiras à Boeing por não cumprir os padrões de controle de qualidade exigidos,” respondeu o OIG no relatório, considerando a recomendação como “não resolvida, aguardando discussões adicionais com a Agência.”
 
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