A NASA Anunciou Que os Astronautas da Espaçonave Starliner da Boeing Voltarão à Terra Com a Rival SpaceX

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Crédito: Space Daily
Ilustrativo.

No dia de ontem (24/08) o portal Space Daily informou que segundo anunciou a NASA no sábado (24), os dois astronautas americanos que chegaram à Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da Espaçonave Starliner da Boeing terão que ficar mais seis meses e retornar para casa com a rival SpaceX, em um novo golpe de relações públicas para o gigante da aviação, que está enfrentando uma grande crise.
 
De acordo com a nota do portal, o retorno de Barry "Butch" Wilmore e Sunita "Suni" Williams já havia sido adiado por semanas devido a falhas nos propulsores da espaçonave da Boeing, e o administrador da NASA, Bill Nelson, anunciou que eles voltarão à Terra em fevereiro, enquanto a Starliner retornará sem tripulação.
 
"Os voos espaciais são arriscados, mesmo quando são os mais seguros e rotineiros," disse Nelson aos repórteres. "Um voo de teste, por natureza, não é seguro nem rotineiro."
 
Ele afirmou que a decisão de manter os astronautas na ISS e retornar a Starliner sem tripulação "é o resultado do nosso compromisso com a segurança", acrescentando, "Nosso valor central é a segurança."
 
A nova abordagem permitirá que a agência espacial e a Boeing continuem coletando dados sobre a Starliner durante seu voo de volta para casa no início de setembro "enquanto também não aceitam mais riscos do que o necessário para sua tripulação," disse a NASA em um comunicado.
 
A SpaceX repetiu essa frase em uma postagem da sua presidente, Gwynne Shotwell, na plataforma de mídia social X.
 
O desenvolvimento cria mais uma dor de cabeça para a Boeing, pois os dois astronautas terão que passar um total de oito meses em órbita, e não oito dias, como estava originalmente planejado.
 
Os funcionários disseram que os astronautas na ISS têm suprimentos suficientes e estão treinados para estadias prolongadas.
 
Mas Nelson afirmou que a NASA não perdeu a confiança na Boeing e planeja continuar trabalhando com a empresa para que a agência espacial tenha dois veículos capazes de transportar astronautas para a ISS e de volta.
 
Ele disse estar "100% certo de que a Boeing lançará a Starliner novamente com uma tripulação a bordo."
 
Retorno em Espera
 
Após anos de atrasos, a Starliner finalmente decolou em 5 de junho, levando os dois astronautas veteranos para a ISS.
 
Mas, um dia depois, enquanto a Starliner estava se aproximando da estação espacial, "a NASA e a Boeing identificaram vazamentos de hélio e problemas com os propulsores de controle de reação da espaçonave," disse a agência espacial.
 
Em meio a intensos esforços para diagnosticar o problema e encontrar uma possível solução, a NASA teve que colocar o retorno dos astronautas em espera indefinida.
 
A grande preocupação era que a Starliner não tivesse a potência de propulsão necessária para sair da órbita e iniciar a descida em direção à Terra.
 
Funcionários da NASA se reuniram com Nelson antes do anúncio de sábado, finalmente concordando com a opção altamente incomum de trazer os astronautas de volta do laboratório voador não em sua própria espaçonave, mas a bordo de um veículo da SpaceX previamente programado para fevereiro.
 
"Era um risco muito grande para a tripulação," disse o alto funcionário da NASA Steve Stich. Norm Knight, outro funcionário da agência, acrescentou que os astronautas "apoiam totalmente a decisão da agência."
 
De acordo com o novo plano, a missão Crew-9 da SpaceX decolará no final de setembro — após a Starliner ter iniciado sua trajetória de volta à Terra, liberando um porto de acoplamento na ISS —, mas levará apenas dois passageiros em vez dos quatro originalmente planejados.
 
A NASA e a SpaceX estão trabalhando para reconfigurar os assentos na Crew-9 Dragon, "e ajustando o manifesto para transportar carga adicional, efeitos pessoais e trajes espaciais específicos da Dragon para Wilmore e Williams," disse a agência espacial.
 
O veículo da SpaceX em fevereiro trará de volta seus próprios membros da tripulação além dos dois colegas presos.
 
Boeing vs SpaceX
 
A abordagem representa um novo golpe para a já manchada imagem da gigante americana Boeing, cujo braço de aviões tem enfrentado preocupações sobre segurança e controle de qualidade nos últimos anos.
 
Há dez anos, após a aposentadoria do Space Shuttle, a NASA encomendou novas espaçonaves tanto da Boeing quanto da SpaceX que poderiam transportar astronautas para e da ISS.
 
Com dois veículos disponíveis, a NASA raciocinou que sempre haveria uma reserva disponível.
 
Mas a SpaceX de Elon Musk superou a Boeing e tem sido o único veículo usado para transportar astronautas nos últimos quatro anos.
 
O voo com tripulação da Starliner deste ano, que seguiu anos de atrasos durante o desenvolvimento da espaçonave, deveria ser o último teste do veículo antes que ele entrasse em operação regular.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários

  1. Estados Unidos - NASA

    Finalmente, recebemos uma boa notícia sobre os heróis dos EUA que deixaram a Terra: eles voltaram com a SpaceX, demonstrando ainda mais sua capacidade com um investimento menor do que o Starliner da Boeing, né NASA!

    A Espaçonave Starliner da Boeing, por outro lado, continua sendo um "mistério" escondido pela NASA. Estamos desejando aos astronautas Barry "Butch" Wilmore e Sunita "Suni" Williams um ótimo retorno à Terra, especialmente para seus familiares.

    Viva o setor aeroespacial privado - SpaceX.

    ResponderExcluir

Postar um comentário