A NASA Abriu Inscrições Para o 'Desafio de Módulo Modulo Tripulado 2025' Com Foco em Soluções Criogênicas

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Crédito: Space Daily
Ilustrativo.
 
No dia de ontem (14/08), o portal Space Daily noticiou que o 'Desafio de Módulo Humanitário da NASA (HuLC)' está agora aceitando inscrições para seu segundo ano. Como parte da Campanha Artemis da NASA, que visa levar astronautas de volta à Lua e preparar missões futuras a Marte, a agência está buscando ideias inovadoras de estudantes de faculdades e universidades. Este ano, o foco está no desenvolvimento de tecnologias de propelentes criogênicos para sistemas de aterrissagem humana.
 
De acordo com a nota do portal, para a Competição HuLC 2025, as equipes de estudantes são incentivadas a propor soluções de ponta para sistemas de armazenamento e transferência de líquidos criogênicos no espaço, essenciais para futuras missões que vão além da órbita terrestre baixa.
 
"O concurso HuLC representa uma oportunidade única para engenheiros e cientistas da Geração Artemis contribuírem para avanços inovadores na tecnologia espacial," explicou Esther Lee, uma engenheira aeroespacial que lidera a equipe de avaliação de tecnologias de sensores de navegação no Centro de Pesquisa Langley da NASA em Hampton, Virgínia. "O Desafio de Módulo Tripulado da NASA é mais do que apenas uma competição – é um esforço colaborativo para conectar a inovação acadêmica com a tecnologia espacial prática. Ao envolver estudantes nas fases iniciais do desenvolvimento tecnológico, a NASA pretende fomentar uma nova geração de profissionais e inovadores aeroespaciais."
 
Objetivos da Missão
 
Através do programa Artemis, a NASA está trabalhando para enviar a primeira mulher, a primeira pessoa de cor e o primeiro astronauta parceiro internacional à Lua, estabelecendo oportunidades de exploração lunar e ciência a longo prazo. Esses astronautas usarão um Sistema de Aterrissagem Humano comercial para descer à superfície lunar, um programa gerenciado pelo Centro de Voo Espacial Marshall da NASA em Huntsville, Alabama.
 
Propelentes criogênicos, como hidrogênio líquido e oxigênio líquido, são vitais para as futuras missões de exploração e ciência da NASA. Essas substâncias super-resfriadas devem permanecer a temperaturas extremamente baixas para manter-se no estado líquido. No entanto, os sistemas atuais só conseguem manter essas temperaturas por algumas horas, tornando o armazenamento a longo prazo um desafio significativo. Para a arquitetura da missão do Sistema de Aterrissagem Humano da NASA, estender a duração do armazenamento de horas para meses é essencial para o sucesso da missão.
 
"O trabalho da NASA com criogênicos para o HLS foca em várias áreas-chave de desenvolvimento, muitas das quais estamos pedindo às equipes propostas que abordem," disse Juan Valenzuela, um conselheiro técnico do HuLC e engenheiro aeroespacial especializado em gerenciamento de combustíveis criogênicos na NASA Marshall. "Ao focar a pesquisa nessas áreas-chave, podemos explorar novas avenidas para amadurecer tecnologias avançadas de fluidos criogênicos e descobrir novas abordagens para entender e mitigar problemas potenciais."
 
Detalhes da Competição
 
Equipes de faculdades e universidades baseadas nos EUA interessadas em participar devem enviar um Aviso de Intenção (NOI) não vinculativo até 6 de outubro de 2024, com pacotes de propostas completos devido até 3 de março de 2025. Após as avaliações, até 12 equipes finalistas receberão um estipêndio de $9.250 para desenvolver e apresentar seus conceitos no Fórum HuLC 2025 em Huntsville, Alabama, perto da NASA Marshall, em junho de 2025. As três melhores equipes compartilharão um prêmio total de $18.000.
 
As soluções propostas devem focar em uma das seguintes categorias: Transferência de Propelente Criogênico em Órbita, Rastreamento de Massa de Criogênicos em Microgravidade, Isolamento Radiativo de Grande Área Superficial, Suportes Estruturais Avançados para Redução de Calor, Conectores Criogênicos Automatizados para Transferência de Propelentes, ou Componentes Criogênicos de Baixo Vazamento.
 
O Desafio de Módulo Humanitário da NASA é patrocinado pelo Programa de Sistema de Aterrissagem Humana dentro da Direção de Desenvolvimento de Sistemas de Exploração e gerenciado pelo Instituto Nacional de Aeroespacial.
 
Para mais detalhes sobre o Desafio de Módulo Humanitário 2025 da NASA e como participar, visite o site do HuLC.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários