A Missão Tripulada Privada 'Polaris Dawn' Está Pronta Para Lançamento

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Crédito: SpaceNews/Jeff Foust
A equipe da Polaris Dawn composta por (da esquerda para a direita) Anna Menon, Scott Poteet, Jared Isaacman e Sarah Gillis após a chegada no Kennedy Space Center em 19 de agosto.
 
No dia de ontem (19/08), o portal SpaceNews noticiou que uma missão de astronauta privada que tentará o primeiro passeio espacial comercial está pronta para o lançamento em uma semana, a bordo de uma Espaçonave Crew Dragon da SpaceX.
 
De acordo com a nota do portal, a equipe de quatro pessoas da Missão Polaris Dawn chegou em 19 de agosto para os preparativos finais para o lançamento, programado para as primeiras horas da manhã de 26 de agosto, a partir do Complexo de Lançamento 39A com um Foguete Falcon 9.
 
A missão, projetada para durar cinco dias, levará a espaçonave a altitudes de até 1.400 quilômetros, a mais alta para uma missão tripulada desde que a Apollo 17 foi à Lua em 1972. A missão também testará links de laser entre satélites com espaçonaves Starlink da SpaceX e realizará 40 experimentos.
 
No entanto, o ponto alto da missão será um passeio espacial, o primeiro realizado em uma missão privada e o primeiro feito a partir de uma espaçonave Crew Dragon. Todos os quatro membros usarão novos trajes de atividade extraveicular (EVA) desenvolvidos pela SpaceX, já que a cabine será levada ao vácuo. Dois dos quatro irão emergir brevemente pela escotilha para realizar testes durante o passeio espacial de duas horas.
 
“A ideia é aprender o máximo possível sobre este traje e devolvê-lo aos engenheiros para informar as futuras evoluções do design do traje”, disse Jared Isaacman, o bilionário que financia o programa de missões Polaris e comandante da Polaris Dawn, em uma coletiva de imprensa logo após a chegada no KSC. “É uma grande honra ter a oportunidade de testá-lo neste voo.”
 
Esse passeio espacial está agendado para o terceiro dia de voo, mas os preparativos começarão uma hora após o lançamento, quando a equipe iniciará um protocolo de pré-respiração, diminuindo gradualmente a pressão atmosférica dentro da cabine do Crew Dragon e aumentando a concentração de oxigênio, disse Sarah Gillis, engenheira da SpaceX e especialista em missão no voo.
 
A equipe vestirá os trajes no segundo dia de voo para testes de mobilidade dentro da espaçonave. Durante o passeio espacial em si, dois dos astronautas, identificados apenas como EV1 e EV2, passarão pela escotilha por 15 a 20 minutos de cada vez, um após o outro, para testes adicionais do traje.
 
Enquanto ilustrações anteriores divulgadas pela SpaceX mostravam um astronauta flutuando livremente da espaçonave, vinculado apenas por um umbilical, Isaacman disse que o máximo que farão é uma demonstração “sem as mãos”, onde apenas os pés do astronauta estarão ligados a auxiliares de mobilidade na cápsula.
 
“Eu acho que a imagem era muito legal e inspiradora, e certamente, você sabe, a foto de Ed White é histórica”, disse ele, referindo-se a uma famosa foto do astronauta da NASA Ed White realizando o primeiro passeio espacial americano em 1965. No entanto, ele acrescentou, “você quer ser muito deliberado com seus movimentos. Você quer fazer bom uso dos auxiliares de mobilidade.”
 
O desenvolvimento do traje espacial e o planejamento do passeio espacial ocuparam grande parte do planejamento da missão. “O EVA provavelmente representa a maior parte do desenvolvimento da Polaris Dawn”, disse ele, e é o mais arriscado. “Você está descartando toda a segurança do seu veículo. Seu traje se torna sua espaçonave.”
 
“O EVA é uma aventura arriscada, mas, novamente, fizemos toda a preparação”, disse Bill Gerstenmaier, vice-presidente da SpaceX e ex-oficial da NASA responsável pelos programas de voos espaciais tripulados da agência. Ele observou na coletiva de imprensa que a SpaceX identificou e resolveu um problema que surgiu recentemente quando engenheiros descobriram que a descarga elétrica estática poderia causar uma “preocupação com a inflamabilidade” enquanto a equipe está em seus trajes respirando oxigênio puro.
 
“Vamos fazer isso da maneira mais segura possível, e temos os protocolos certos e fizemos os testes certos para nos preparar para isso”, disse ele.
 
Crédito: Programa Polaris
A primeira missão do programa Polaris, Polaris Dawn, incluirá o primeiro passeio espacial em uma missão comercial.
 
Perfil de Voo
 
A missão está programada para lançar entre 3h30 e 7h da manhã no horário da costa leste dos EUA em 26 de agosto, em uma das três janelas de lançamento instantâneas. Isaacman disse que os horários de lançamento foram selecionados pela SpaceX para minimizar o risco de impacto de micrometeoroides e detritos orbitais na missão, dada sua órbita não convencional.
 
O Falcon colocará o Crew Dragon em uma órbita inicial com um perigeu de 190 quilômetros e apogeu de 1.200 quilômetros. O Dragon mais tarde, no primeiro dia da missão, elevará esse apogeu para 1.400 quilômetros.
 
Após 10 horas nesse apogeu mais alto, o Dragon diminuirá esse apogeu para 700 quilômetros, que será usado para o passeio espacial no terceiro dia de voo. O dia seguinte apresentará uma demonstração do Starlink, disse Anna Menon, outra engenheira da SpaceX que voará na Polaris Dawn como especialista em missão. “Você vai querer ficar atento para isso”, disse ela, mas não entrou em detalhes sobre as demonstrações planejadas.
 
O quinto dia de voo será usado para completar projetos de pesquisa enquanto a órbita da espaçonave é reduzida para preparar a reentrada. Essa reentrada será no sexto dia de voo, visando um dos vários locais ao largo da costa da Flórida.
 
Muito Tempo Esperando
 
Isaacman e a SpaceX anunciaram o programa Polaris em fevereiro de 2022 com três missões planejadas que culminarão no primeiro lançamento tripulado do Starship. Na época do anúncio, a Polaris Dawn estava prevista para ocorrer no final de 2022, mas essa data foi adiada repetidamente.
 
Esses atrasos foram atribuídos ao trabalho nos trajes espaciais, que a SpaceX revelou publicamente em maio. No entanto, Isaacman reconheceu na coletiva de imprensa que o cronograma original era excessivamente ambicioso.
 
“Eu diria que esta é uma das muitas filosofias que observei na SpaceX que motiva muito as pessoas”, disse ele. “Você estabelece alguns prazos muito, muito ambiciosos desde o início para fazer as pessoas trabalharem muito na direção certa, mas há muitos bons cheques de sanidade ao longo do caminho.”
 
Ele disse que os atrasos na missão não foram causados apenas pelo desenvolvimento do traje espacial, apontando o extenso trabalho necessário para fazer os links laser Starlink funcionarem na espaçonave. “Isso foi um desafio de engenharia enorme para resolver, assim como o traje.”
 
À medida que os engenheiros trabalhavam nesses desafios técnicos, a equipe realizou um treinamento extensivo. Scott Poteet, um ex-piloto de caça da Força Aérea dos EUA que voará na Polaris Dawn como piloto, observou na coletiva de imprensa que passou 1.500 horas em simuladores para treinamento de combate durante 20 anos de serviço na Força Aérea. Nos dois anos e meio de treinamento para a Polaris Dawn, ele notou que a equipe passou 2.000 horas em simuladores. Outros treinamentos, disse ele, variaram de mergulho a escalada.
 
Isaacman não divulgou planos para a segunda missão Polaris, que ele disse apenas que se baseará na primeira. Essa missão foi, em um momento, sugerida como uma missão de reboost ou de serviço para o Telescópio Espacial Hubble, mas funcionários da NASA disseram em junho que não estavam buscando opções para uma missão de serviço privada.
 
Embora Isaacman e seus colegas de tripulação tenham discutido extensivamente os detalhes técnicos da Polaris Dawn, ele se recusou a discutir detalhes financeiros. Ele disse que a missão arrecadará fundos para o St. Jude Children's Research Hospital, assim como sua missão Inspiration4 em 2021, que gerou mais de $250 milhões, mas não anunciou uma meta ou outros detalhes de arrecadação.
 
Perguntado na coletiva de imprensa se poderia estimar quanto está gastando na Polaris Dawn, Isaacman respondeu: “Nem pensar. Boa pergunta.”
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários