O Satélite Sentinel-2C Está Preparado Para Lançamento em Setembro a Bordo do Foguete Vega

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Imagem: Space Daily
Ilustrativo.
 
No dia de ontem (30/08), o portal Space Daily informou que em preparação para o lançamento em 4 de setembro de 2024 (3 de setembro, horário de Kourou), o conjunto superior Vega-Sentinel-2C foi içado para a torre de lançamento no Centro Espacial da Europa.
 
Segundo a nota do portal, a Missão Sentinel-2 consiste em um par de satélites idênticos, Sentinel-2A, lançado em 2015, e Sentinel-2B, lançado em 2017. Esses satélites operam na mesma órbita, posicionados a 180 graus de distância para maximizar a cobertura e reduzir o tempo de revisita.
 
Cada satélite está equipado com um sensor multiespectral de alta resolução que captura imagens ópticas em um espectro que vai do visível ao infravermelho de ondas curtas. Operando a uma altitude de 786 km, eles capturam dados em 13 bandas espectrais com resoluções de 10, 20 e 60 metros, cobrindo uma faixa ampla de 290 km.
 
Os dados coletados pelos satélites Sentinel-2 apoiam várias aplicações, incluindo agricultura de precisão, avaliação da qualidade da água, resposta a desastres naturais e monitoramento de emissões de metano.
 
O Sentinel-2C está programado para ser lançado a bordo do Vega, o foguete dedicado da Europa para missões científicas e de observação da Terra. O Vega é especializado em colocar cargas úteis em órbitas polares sun-síncronas, seguindo o movimento do Sol.
 
Com 30 metros de altura, o Vega pesa 137 toneladas na plataforma de lançamento. Utiliza três estágios de propulsão sólida, seguidos por um quarto estágio de propulsão líquida, para posicionar o Sentinel-2C com precisão em órbita. Apesar de seu peso relativamente leve, a potente propulsão do Vega garante que o satélite alcance o espaço em apenas sete minutos após o lançamento.
 
Após alcançar a órbita, o Sentinel-2C assumirá as operações de seu predecessor, o Sentinel-2A, com o Sentinel-2D previsto para eventualmente substituir o Sentinel-2B.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários