A 'Axiom Space' Colabora Com Índia, Polônia e Hungria na Missão Tripulada Comercial Ax-4

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Crédito: Space Daily
Ilustrativo.
 
No dia de ontem (08/08), o portal SpaceDaily noticiou que a empresa Axiom Space anunciou sua parceria com a Índia, Polônia e Hungria para enviar três astronautas nacionais para a Estação Espacial Internacional (ISS) na Missão Axiom 4 (Ax-4). Esta missão comercial de voo espacial humano envolverá a colaboração com a Organização Espacial Indiana (ISRO), a Agência Espacial Europeia (ESA) e os programas espaciais da Hungria.
 
De acordo com a nota do portal, os membros da tripulação do Ax-4 chegaram a Houston esta semana para iniciar seu treinamento com a Axiom Space, NASA e SpaceX.
 
A tripulação do Ax-4 inclui a Comandante Peggy Whitson, o Piloto de Missão Shubhanshu Shukla da Índia, o Especialista de Missão Slawosz Uznanski da ESA/Polônia e o Especialista de Missão Tibor Kapu da Hungria. O voo da tripulação para a ISS está pendente de aprovação pelo Painel Multilateral de Operações da Tripulação (MCOP), que é composto por representantes da NASA, ESA, Roscosmos, Agência de Exploração Aeroespacial do Japão e Agência Espacial Canadense.
 
“Ax-4 representa os esforços contínuos da Axiom Space para construir oportunidades para países pesquisarem, inovarem, testarem e se engajarem com pessoas ao redor do mundo enquanto estão em órbita baixa da Terra,” disse Michael Suffredini, CEO da Axiom Space. “Esta missão amplia os horizontes para nações com objetivos ambiciosos de avançar em empreendimentos científicos, tecnológicos e econômicos. Nossa colaboração com a ESA pela segunda vez e a inclusão da Hungria e da Índia destacam a capacidade da Axiom Space de cultivar parceiros globais, expandir o escopo da exploração e abrir novas avenidas para o crescimento de uma economia espacial global.”
 
A missão se concentrará em pesquisa científica, demonstrações tecnológicas e na comercialização do espaço. Tem o objetivo de fomentar a cooperação compartilhando conhecimento, recursos e oportunidades com parceiros, estabelecendo essas nações como líderes na comunidade espacial.
 
“Estou ansiosa para comandar minha segunda missão comercial de voo espacial humano com a Axiom Space,” disse Peggy Whitson, comandante do Ax-4. “Com uma tripulação culturalmente diversificada, não estamos apenas avançando no conhecimento científico, mas também promovendo a colaboração internacional. Nossas missões anteriores prepararam o terreno. Axiom Mission 1 foi a primeira missão totalmente privada para a estação espacial, a Axiom Mission 2 lançou a primeira mulher saudita ao espaço, e a Axiom Mission 3 incluiu tanto o primeiro astronauta turco quanto o primeiro astronauta da ESA a voar em uma missão espacial comercial. Agora, com o Ax-4, ascendemos ainda mais alto, trazendo ainda mais nações para a órbita baixa da Terra e expandindo o alcance da humanidade entre as estrelas.”
 
O Ax-4 será lançado a bordo de um foguete Falcon 9 da SpaceX e da espaçonave Dragon a partir da Flórida, com a tripulação prevista para passar até 14 dias na estação espacial.
 
Notavelmente, o Ax-4 será a segunda missão da Axiom Space a incluir um astronauta da ESA. Marcus Wandt se tornou o primeiro astronauta de projeto da ESA na Ax-3 e o segundo astronauta da ESA de nacionalidade sueca a viajar para a estação espacial. Durante o Ax-4, a Axiom Space enviará um astronauta polonês ao espaço pela primeira vez em mais de 40 anos.
 
Em julho de 2022, a Axiom Space e o Ministério das Relações Exteriores e Comércio da Hungria assinaram um memorando de entendimento (MOU) para avançar o programa Húngaro para Órbita (HUNOR). Em setembro de 2023, a Axiom Space assinou um acordo de estrutura de voo espacial (SFA) com o Ministério para facilitar o lançamento de um astronauta húngaro.
 
Mais recentemente, em julho, a Axiom Space assinou um SFA com a ISRO, marcando um marco significativo em direção ao objetivo da Índia de uma missão conjunta ISRO-NASA na ISS.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários