Primeiro Estágio Inpulsor do Foguete do Falcon 9 é Perdido em Pouso Raro e Malsucedido

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Crédito: transmissão ao vivo da SpaceX
Chamas irrompem da base de um impulsor do Falcon 9 ao pousar em um navio-drone após um lançamento em 28 de agosto. O impulsor tombou segundos depois.
 
No dia de ontem (28/08) foi divulgado no portal SpaceNews e em varias mídias que um primeiro estágio impulsor do Foguete Falcon 9 havia tombado em um pouso flamejante após o seu lançamento no mesmo 28 de agosto, marcando assim o primeiro pouso malsucedido de um estágio impulsor em três anos e meio pela SpaceX.
 
O Falcon 9 decolou do Complexo de Lançamento Espacial 40 em Cabo Canaveral às 3h48 da manhã, horário do leste, transportando 21 satélites Starlink. O lançamento em si ocorreu conforme o planejado e o estágio superior do Falcon 9 colocou os satélites em órbita pouco mais de uma hora após a decolagem.
 
O estágio do foguete retornou para pousar em um navio-drone, chamado A Shortfall of Gravitas, no Oceano Atlântico. O descenso do impulsor parecia normal, mas ao pousar oito minutos e 20 segundos após a decolagem, chamas irromperam da base do impulsor. O impulsor tombou e se despedaçou em 10 segundos, após o que o vídeo do navio-drone foi interrompido.
 


“Após uma decolagem bem-sucedida, o estágio do primeiro estágio do Falcon 9 tombou após o pouso no navio-drone A Shortfall of Gravitas. As equipes estão avaliando os dados de voo e o status do impulsor,” postou a SpaceX nas redes sociais.
 
Este foi o 23º voo da frota para este impulsor, designado B1062 pela SpaceX. Dezesseis desses lançamentos foram de missões Starlink, com os outros incluindo as missões de astronautas privados Inspiration4 e Ax-1 e lançamentos de satélites GPS e de comunicações comerciais.
 
A falha no pouso foi a primeira para um impulsor do Falcon 9 desde fevereiro de 2021. Naquele lançamento, um dos nove motores Merlin no primeiro estágio desligou-se cedo durante a ascensão do veículo. Embora o foguete tenha conseguido colocar com sucesso seu lote de satélites Starlink em órbita, o impulsor não conseguiu pousar em um navio-drone. A SpaceX determinou que um buraco na tampa de um motor, causado por fadiga, permitiu que os gases de exaustão entrassem no motor e o danificassem.
 
Desde essa falha, a SpaceX teve uma sequência de 268 pousos bem-sucedidos, excluindo lançamentos onde o impulsor foi usado até o fim. Isso inclui um lançamento em dezembro de 2023, onde o impulsor pousou no navio-drone, mas foi posteriormente varrido para fora do convés em mares agitados a caminho do porto.
 
Este seria o primeiro de um duplo lançamento do Falcon 9 com poucas horas de diferença, com um segundo lançamento planejado para as primeiras horas da manhã de 28 de agosto a partir da Base da Força Espacial de Vandenberg na Califórnia, também transportando satélites Starlink. A SpaceX afirmou que estava adiando o lançamento de Vandenberg “para dar tempo à equipe para revisar os dados de pouso do impulsor do lançamento anterior.” A empresa não anunciou uma nova data de lançamento.
 
A SpaceX anunciou o duplo lançamento com pouca antecedência após outro atraso no lançamento da missão de astronautas privados Polaris Dawn do Centro Espacial Kennedy. O lançamento, anteriormente agendado para o início de 26 de agosto, foi adiado um dia na semana passada para realizar verificações adicionais pré-lançamento e, em seguida, mais um dia para corrigir um vazamento de hélio em uma linha umbilical.
 
A SpaceX anunciou na noite de 27 de agosto que estava adiando o lançamento do Polaris Dawn por pelo menos dois dias, para o dia 30 de agosto, citando condições meteorológicas desfavoráveis nas zonas de amerrissagem ao largo da costa da Flórida para a espaçonave Crew Dragon.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários