NASA Seleciona a Empresa 'Intuitive Machines' Para a Missão de Pouso no Polo Sul da Lua

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Crédito: Intuitive Machines
A Intuitive Machines usará seu módulo de pouso Nova-C para a ordem de tarefa CLPS concedida pela NASA em 29 de agosto.
 
No dia de ontem (29/08), o portal SpaceNews noticiou que a NASA selecionou a empresa 'Intuitive Machines' para entregar um conjunto de cargas úteis na região polar sul da Lua, o primeiro prêmio sob um programa comercial de módulos de pouso lunar em quase um ano e meio.
 
De acordo com a nota do portal, a NASA anunciou em 29 de agosto que concedeu uma ordem de tarefa no valor de US$ 116,9 milhões através do seu programa Commercial Lunar Payload Services (CLPS) para a Intuitive Machines. O Módulo de Pouso Nova-C da empresa entregará seis cargas úteis, com uma massa total combinada de 79 quilos, na Região Polar Sul da Lua em 2027.
 
As seis cargas úteis — quatro dos centros da NASA, uma da Agência Espacial Europeia e uma do Laboratório de Física Atmosférica e Espacial da Universidade do Colorado Boulder — incluem experimentos de biologia, ciência planetária e ciência espacial, além de um array de retrorefletores a laser. A carga útil da ESA, o Pacote para Observação de Recursos e Prospeção In Situ para Exploração, Caracterização e Testes (PROSPECT), perfurará um metro abaixo da superfície para estudar quaisquer voláteis como gelo d'água que possam existir abaixo da superfície.
 
“Os instrumentos nesta missão recentemente concedida nos ajudarão a alcançar múltiplos objetivos científicos e fortalecer nossa compreensão do ambiente lunar,” disse Chris Culbert, gerente do programa CLPS no Centro Espacial Johnson da NASA, em um comunicado.
 
Em seu próprio comunicado, a Intuitive Machines afirmou que a massa disponível no módulo de pouso “é esperada para estar disponível” para cargas úteis comerciais além das cargas da NASA, mas não anunciou nenhum cliente além da NASA.
 
Este prêmio é o quarto que a Intuitive Machines recebeu, mais do que qualquer outra empresa que faz parte do contrato CLPS. A Astrobotic e a Firefly Aerospace ganharam duas ordens de tarefa cada uma e a Draper recebeu uma. A Intuitive Machines é a única empresa a ter pousado na Lua quando seu módulo de pouso Odysseus aterrissou, embora de forma inclinada, na missão IM-1 em fevereiro.
 
O prêmio, formalmente conhecido como ordem de tarefa CP-22, foi a primeira missão de pouso selecionada pela NASA sob o programa CLPS desde março de 2023, quando deu uma ordem de tarefa para a Firefly Aerospace para um pouso no lado oculto da Lua. A NASA havia adiado a concessão do CP-22, bem como outra missão, CP-21, para ir a uma região da Lua chamada Gruithuisen Domes.
 
Falando na conferência AIAA ASCEND em 1º de agosto, Culbert disse que a concessão do CP-22 era iminente, a ser seguida pelo CP-21 até o final do ano.
 
“Tivemos um atraso bastante significativo desde nossa última ordem de tarefa. Parte disso é porque aprendemos algumas lições com essas duas primeiras missões,” disse ele na ocasião, referindo-se à IM-1 e ao módulo de pouso Peregrine da Astrobotic, que não obteve sucesso. “Queríamos levar isso em consideração e fazer algumas mudanças na ordem de tarefa mais atual.”
 
Ele não detalhou as mudanças, mas disse na época que a NASA pretendia manter uma cadência de duas ordens de tarefa CLPS por ano, com o CP-21 e o CP-22 este ano e mais duas a serem concedidas em 2025.
 
“Apoiando uma cadência robusta de voos CLPS para uma variedade de locais na superfície lunar, incluindo dois voos atualmente planejados por empresas para o final deste ano, a NASA explorará mais da Lua do que nunca antes,” disse Joel Kearns, vice-administrador associado para exploração na Diretoria de Missão Científica da NASA, em um comunicado da agência.
 
Os dois que estão por vir ainda este ano são a missão IM-2 da Intuitive Machines e a Blue Ghost 1 da Firefly. A Firefly anunciou em 26 de agosto que a Blue Ghost chegou ao Laboratório de Propulsão a Jato da NASA para testes ambientais antes do lançamento no quarto trimestre deste ano. Executivos da Intuitive Machines disseram em uma teleconferência de resultados em 13 de agosto que a empresa estava mirando dezembro ou início de janeiro para o lançamento da IM-2.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários