A Blue Origin Determina Data Para o Próximo Voo do Seu 'Foguete New Shepard', Após Concluir Investigação Sobre Paraquedas
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Crédito: Transmissão ao vivo da Blue Origin
A cápsula New Shepard da Blue Origin desceu na missão NS-25 em 19 de maio com apenas dois dos três paraquedas totalmente inflacionados. |
No dia de ontem (23/08), o portal SpaceNews noticiou que a Blue Origin marcou sua próxima missão suborbital do Foguete New Shepard para 29 de agosto após concluir uma investigação sobre um paraquedas que não se abriu completamente no voo anterior da espaçonave.
De acordo com a nota do portal, a Blue Origin anunciou em 23 de agosto que agendou o próximo lançamento do New Shepard, NS-26, para o dia 29 de agosto, no mais cedo. O lançamento do veículo a partir do local de lançamento da empresa no Oeste do Texas está programado para as 9 da manhã, horário do leste dos EUA.
O voo será o primeiro para o New Shepard desde a missão NS-25 em 19 de maio. Embora essa missão tenha sido bem-sucedida, um dos três paraquedas acionados pela cápsula da tripulação durante a descida não se abriu completamente. A empresa observou na época que a cápsula foi projetada para pousar com apenas dois paraquedas.
“Identificamos a causa direta do problema observado no NS-25 e implementamos ações corretivas que estarão em vigor para o nosso próximo voo”, disse a Blue Origin em um comunicado à SpaceNews em 23 de agosto. “Nossa investigação mostrou que os paraquedas em si estavam normais e embalados corretamente. Focamos no sistema de desreefamento que transita os paraquedas do estado reefado para o desreefado, que não funcionou como projetado em um dos três paraquedas no NS-25.”
A Blue Origin não detalhou o problema específico com o sistema de desreefamento, que controla a abertura dos paraquedas, nem as ações corretivas tomadas. A empresa afirmou que a cápsula poderia pousar com segurança com apenas um paraquedas “e possui recursos adicionais de segurança e redundâncias por meio do nosso sistema de pouso suave e design dos assentos da tripulação.”
Após o incidente com o paraquedas, a Blue Origin informou a NASA, pois seus paraquedas utilizam componentes semelhantes aos encontrados em veículos comerciais de tripulação, como o CST-100 Starliner da Boeing, que, na época, estava sendo preparado para lançamento na missão Crew Flight Test (CFT).
Em um briefing sobre o CFT em 31 de maio, Steve Stich, gerente do programa de tripulação comercial da NASA, disse que no voo do New Shepard, uma linha que restringia a abertura do paraquedas não foi cortada como projetado, impedindo-o de se abrir mais. Ele afirmou que, embora os paraquedas do Starliner usem um cortador semelhante, não haviam encontrado problemas durante os testes.
O NS-26 será o segundo voo tripulado do New Shepard após uma pausa de mais de um ano e meio causada por uma falha no motor em um voo do New Shepard apenas com carga em setembro de 2022. O New Shepard realizou outro voo apenas com carga em dezembro de 2023 antes de retomar os voos tripulados com o NS-25 em maio.
A empresa anunciou a tripulação de seis pessoas para o NS-26 há um mês. Entre os seis está Rob Ferl, professor da Universidade da Flórida e defensor da pesquisa suborbital comercial, que está realizando experimentos financiados pela NASA no voo.
Outra pessoa a voar no NS-26 é Karsen Kitchen, uma estudante de 21 anos da Universidade da Carolina do Norte e filha do anterior participante do New Shepard, Jim Kitchen. A Blue Origin afirmou que ela será a mulher mais jovem a cruzar a Linha de Kármán, a altitude de 100 quilômetros frequentemente usada como definição de espaço.
No entanto, ela não será necessariamente a mulher mais jovem a ir ao espaço: Anastatia Mayers, de 18 anos, voou no voo suborbital Galactic 02 da Virgin Galactic em agosto de 2023. Esse voo atingiu uma altitude máxima de 88,5 quilômetros, abaixo da Linha de Kármán, mas acima da marca de 50 milhas (80,5 quilômetros) usada pela empresa como sua demarcação de espaço, uma também utilizada por agências governamentais dos EUA.
Outros participantes do NS-26 incluem Nicolina Elrick, uma filantropa e empreendedora; Eugene Grin, que trabalha em imóveis e finanças; a cardiologista e professora associada da Universidade Vanderbilt, Eiman Jahangir, cujo voo foi patrocinado pelo grupo de criptomoedas MoonDAO; e Ephraim Rabin, um empresário e filantropo americano-israelense.
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