O Rover Perseverance da NASA Inicia a Campanha da Margem da Cratera Jezero em Marte

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Imagem: Space Daily
Ilustrativo.
 
No dia de ontem (30/08), a página MARS DAILY do portal Space Daily informou que o Rover Perseverance da NASA está oficialmente entrando em uma nova fase de investigação científica na borda da Cratera Jezero!
 
De acordo com a nota do portal, nos últimos dois meses, o Rover Perseverance tem explorado a Região de Neretva Vallis da Cratera Jezero, onde rochas com texturas interessantes semelhantes a pipoca e padrões de "manchas de leopardo" têm fascinado a todos nós. Agora, o rover começou sua longa ascensão pela borda da cratera e está oficialmente iniciando uma nova fase de exploração da missão.
 
O planejamento estratégico (de longo prazo) é particularmente importante para a missão Mars 2020, dado o papel crucial que o Perseverance desempenha na coleta de amostras para o Mars Sample Return, e a equipe da Mars 2020 realiza esse planejamento na forma de campanhas. O Perseverance já completou quatro dessas campanhas - as campanhas da Base da Cratera, Fronteira do Delta, Fan Superior e Unidade da Margem, respectivamente - tornando a Campanha da Margem da Cratera a próxima na lista. Dado seu amplo escopo e a grande diversidade de rochas que esperamos encontrar e amostrar ao longo do caminho, pode ser a campanha mais ambiciosa que a equipe tentou até agora.
 
A equipe também tem menos informações provenientes de dados de orbitadores em comparação com campanhas anteriores, porque essa área da borda da cratera não possui a imagem hiperespectral de alta resolução do CRISM que ajudou a informar muitas das nossas distinções de unidades geológicas dentro da cratera. Isso significa que as imagens multiespectrais do Mastcam-Z e a imagem de longa distância do SuperCam serão particularmente úteis para entender as distinções mineralógicas em larga escala entre as rochas à medida que percorremos a borda da cratera. Essas imagens já se mostraram extremamente úteis na área de Neretva Vallis, onde, em Alsap Butte, observamos rochas que pareciam semelhantes umas às outras na imagem inicial, mas que na verdade exibem uma gama de cores no estilo Andy Warhol nos produtos multiespectrais, indicativas de assinaturas minerais variadas.
 
Nossa próxima parada é o Castelo Dox, onde o Perseverance investigará o contato entre a Unidade da Margem e a borda da Cratera, bem como o material pedregoso que pode ser nosso primeiro encontro com depósitos gerados durante o impacto que criou a própria cratera Jezero. Mais adiante na campanha, investigaremos outras afloramentos de tonalidade clara que podem ou não ser semelhantes aos encontrados em Bright Angel, bem como rochas que se pensa serem parte da unidade extensiva de olivina-carbonato da região, e cuja relação com Seitah e a Unidade da Margem continua sendo uma história interessante a ser desvendada. Ao longo desta próxima fase de exploração, comparar e contrastar as rochas que vemos na borda com umas às outras e com aquelas previamente exploradas na missão será uma parte importante de nossas investigações científicas.
 
Toda a equipe científica da Mars 2020 está incrivelmente animada por iniciar a próxima fase da aventura do Perseverance, e esperamos que esses resultados e as amostras que coletarmos ao longo do caminho informem nossa compreensão não apenas da cratera Jezero, mas do planeta Marte como um todo. Mal podemos esperar para compartilhar o que encontrarmos!
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários