ROSCOSMOS Afirma Que o Rompimento Com o Ocidente Custou US$ 2,1 Bilhões

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Imagem: Space Daily
Ilustrativo.

No dia 05/08, o portal 'Space Daily' anunciou que a Agência Espacial Russa (Roscosmos) anunciou na segunda-feira (05) que o rompimento com o Ocidente após a ofensiva da Rússia na Ucrânia custou quase 180 bilhões de rublos (US$ 2,1 bilhões).
 
De acordo com a nota do portal, como parte das sanções contra Moscou após o início da campanha russa, os países ocidentais interromperam parcerias com a Roscosmos no setor espacial.
 
"A rescisão de contratos por países hostis custou à Roscosmos 180 bilhões de rublos", afirmou Andrei Yelchaninov, vice-chefe da agência Roscosmos, citado pela agência de notícias Interfax.
 
Uma das colaborações que foi interrompida foi a cooperação em uma missão conjunta planejada para explorar Marte com a Agência Espacial Europeia.
 
A Roscosmos também suspendeu lançamentos de seus foguetes Soyuz do centro espacial de Kourou, na Guiana Francesa.
 
Yelchaninov disse que a agência planeja compensar a perda de receitas fazendo mais negócios com países na Ásia, África e Oriente Médio.
 
"No que diz respeito ao retorno ao volume de exportações que tínhamos antes das sanções, estamos definindo essa meta", afirmou.
 
"Mas este é um projeto de longo prazo, pois a concorrência é forte em todos esses novos mercados. No entanto, se penetrarmos nos mercados corretamente, as perspectivas são muito boas."
 
O setor espacial russo tem enfrentado problemas financeiros, escândalos de corrupção e contratempos, como a perda do módulo lunar Luna-25 em agosto de 2023.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários

Postar um comentário