Astronautas Indianos Iniciarão em Breve Treinamento Para Missão na ISS
Prezados leitores e leitoras do BS!
Crédito: Escritório do Primeiro-Ministro Indiano Modi
Shubhanshu Shukla (à direita) foi designado para a missão Ax-4, enquanto Prasanth Balakrishnan Nair (à esquerda) será seu substituto. |
No dia 03/08, o portal SpaceNews noticiou que Dois Astronautas Indianos começarão em breve o treinamento no Johnson Space Center da NASA, com um deles indo para a Estação Espacial Internacional (ISS) em uma próxima missão privada para astronautas.
De acordo com a nota do portal, a Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO) anunciou no dia 2 de agosto que dois dos quatro membros de seu corpo de astronautas, Shubhanshu Shukla e Prasanth Balakrishnan Nair, viajarão para os Estados Unidos na primeira semana de agosto para começar o treinamento para a missão à ISS.
A ISRO informou que Shukla foi designado para a missão Ax-4 da Axiom Space para a estação, enquanto Nair treinará como seu backup. Ambos os astronautas, chamados de Gaganyatris pela ISRO, completaram o próprio programa de treinamento da ISRO para voos espaciais, que incluiu tempo no centro de treinamento Star City na Rússia.
O anúncio da ISRO é um dos primeiros a confirmar que um astronauta indiano irá para a ISS na missão Ax-4. Em uma resposta escrita a perguntas da Lok Sabha, a câmara baixa do parlamento da Índia, Jitendra Singh, o ministro do governo indiano cuja pasta inclui o espaço, também disse que os astronautas indianos começariam em breve o treinamento para a Ax-4.
“A ISRO está buscando uma missão conjunta ISRO-NASA para a Estação Espacial Internacional (ISS), na qual um Gaganyaatri da ISRO realizará a viagem espacial para a ISS”, escreveu ele. “Este é um esforço colaborativo da ISRO, NASA e a entidade privada identificada pela NASA, ou seja, Axiom Space. Recentemente, a ISRO assinou um Acordo de Voo Espacial com a Axiom Space para esta missão conjunta à ISS.”
“A Índia, com sua rica história em exploração espacial e clara liderança em tecnologia e empreendedorismo, será crucial para moldar o domínio e avançar a presença da humanidade no espaço”, disse Matt Ondler, presidente da Axiom Space, em um comunicado de 3 de agosto. “Estamos ansiosos para trabalhar juntos com a ISRO nesta próxima missão.”
Os planos para a missão remontam a uma declaração conjunta de junho de 2023 dos governos dos EUA e da Índia, após o Primeiro-Ministro Narendra Modi se encontrar com o Presidente Joe Biden em Washington, que mencionava o treinamento de astronautas indianos nos EUA para um “esforço conjunto para a Estação Espacial Internacional em 2024.”
Uma folha de fatos de 17 de junho, após uma reunião de diplomatas dos EUA e da Índia em Nova Délhi, afirmava que os países haviam concluído um “Quadro Estratégico para Cooperação em Voo Espacial Tripulado” que incluía “assegurar um transportador para o primeiro esforço conjunto entre astronautas da NASA e da ISRO na Estação Espacial Internacional.” A folha de fatos não identificou esse transportador.
Nem a NASA nem a ISRO divulgaram detalhes sobre o documento do quadro concluído em junho. Um porta-voz da NASA disse em julho que o documento não foi tornado público, mas não explicou o motivo. A NASA e a Axiom Space não fizeram declarações públicas sobre o voo de um astronauta indiano na Ax-4.
O anúncio da ISRO sobre os planos de treinamento não divulgou uma data projetada para o lançamento da Ax-4. Em um briefing de 26 de julho, Dana Weigel, gerente do programa ISS da NASA, disse que a agência atualmente programou a missão para voar para a estação não antes de novembro. “Claro, ajustaremos se necessário conforme analisamos o manifesto”, acrescentou.
No entanto, durante as sessões da recente conferência AIAA ASCEND em Las Vegas, representantes da empresa farmacêutica sul-coreana Boryung disseram que esperavam que a Ax-4 fosse lançada em 2025. A Boryung é investidora da Axiom Space e está enviando obras de arte de estudantes coreanos na Ax-4.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Enquanto uma certa nação teima no "jurássico"
ResponderExcluirParabéns Índia!
ResponderExcluirParabéns pelo Programa Espacial da Índia - ISRO.
Eu desejo muitas conquistas e realizações.