BS Realizou Ontem (06/08) 'Live Especial' Sobre o 'Microlançador Brasileiro (MLBR)' do Arranjo Empresarial Liderado pela CENIC

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Imagens: Arranjo CENIC
 
Na noite de ontem (06/08), realizamos uma LIVE ESPECIAL bastante interessante e esclarecedora com o Sr. Ralph Correa, sócio-diretor da CENIC Engenharia, a empresa brasileira líder do arranjo empresarial que foi um dos vencedores do Edital da FINEP para o "Veículo Lançador de Pequeno Porte (VLPP)". (veja a baixo.)
 
 
O projeto resultante, agora denominado 'Microlançador Brasileiro (MLBR)', teve a sua "Preliminary Design Review (PDR)" apresentada nos dias 27 e 28 de junho em São José dos Campos (SP). Diante disso, o BS não poderia deixar de trazer aos nossos leitores um panorama mais detalhado sobre este projeto crucial, que visa transformar as modestas atividades espaciais do país.
 

Destacamos abaixo pontos motivadores mencionados durante a nossa conversa com o Dr. Ralph Correa:
 
* Objetivo Competitivo: Segundo o Dr. Correa, a meta do consórcio é utilizar o desenvolvimento dos protótipos do MLBR (dois no total) para lançar um produto realmente competitivo no mercado de lançamentos de satélites. Essa abordagem representa uma mudança positiva na visão do setor.
 
* Cronograma e Desafios: O foguete MLBR de três estágios tem previsão para o lançamento de seu primeiro protótipo em 2026, conforme acordado com a FINEP. Esse cronograma apresenta grandes desafios tecnológicos e logísticos, além da necessidade de comprometimento governamental para a liberação dos recursos dentro dos prazos estabelecidos.
 
* Motores em Desenvolvimento: A CENIC está desenvolvendo dois motores-foguetes sólidos para os primeiros estágios do MLBR: o NAURU 90A (N - 90A) e o NAURU 08A (N - 08A). Estes motores são parcialmente derivados dos modelos S43 e S44, anteriormente desenvolvidos pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) no projeto do VLS-1.
 
* Terceiro Estágio: O terceiro estágio do foguete será equipado inicialmente com um motor-foguete  sólido, o NAURU 03A (N - 03A), e futuramente deverá ser substituído por um motor equivalente de propulsão líquida que será desenvolvido pela startup brasileira Bizu Space. A mesma Bizu Space, que também participou de uma LIVE ESPECIAL do BS (assista aqui), está trazendo inovações significativas para o projeto.
 
* Infraestrutura de Lançamento: Uma plataforma de lançamento está em construção no Centro Espacial de Alcântara (CEA) para suportar o Projeto do Foguete MLBR.
 
 
Aproveitamos para agradecer publicamente ao Sr. Ralph Corrêa pela atenção e pela colaboração com o BS. Estamos ansiosos e torcendo pelo sucesso desta importante iniciativa.
 
Avante MLBR!
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários

  1. Desejo todos os sucessos do mundo aos projetos da CENIC e da AKAER, que dê tudo certo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário