Chile Lança Pedra Fundamental do 'Centro Espacial de Santiago' Durante a Visita Oficial da Comitiva do Lula

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Fotos: Ricardo Stuckert/PR

Pois então, no dia de ontem (06/08), o portal do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) informou que no segundo dia de agenda oficial no Chile do chefe de governo do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente do Chile, Gabriel Boric, participaram na terça-feira (6), da cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Centro Espacial Nacional do Chile (CEN). O CEN  terá uma área de 5.800m2 para o desenvolvimento da ciência espacial.
 
De acordo com a nota do portal, na ocasião, a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e a ministra de Ciência, Tecnologia, Conhecimento e Inovação do Chile, Aisén Etcheverry Escudero, reafirmaram o compromisso da agenda anterior e assinaram um memorando de cooperação em atividades espaciais pacíficas entre o Brasil e o Chile.
 
A ministra Luciana Santos destacou o potencial de parceria entre os países. “Acredito que nossos ministérios podem ser agentes indutores para colocar os pesquisadores dos dois sistemas em contato, a fim de buscar as sinergias entre os grupos do Brasil e do Chile”, disse.
 

Segundo Luciana Santos, os países podem estabelecer projetos conjuntos e programas de capacitação e formação de recursos humanos, tendo em vista a expertise e a capacidade brasileira instalada, sobretudo nas unidades de pesquisa do MCTI, como o INPE, o CBPF, o MAST e o Observatório Nacional.
 
O acordo proporciona um marco para as atividades colaborativas e projetos de interesse em comum nas áreas de políticas espaciais, como intercâmbio de informações sobre tecnologia e inovação e matérias espaciais para identificação de programas em pesquisa e desenvolvimento que possam ser realizados de forma colaborativa.
 
Durante a cerimônia, o presidente Lula destacou que o setor espacial é mais estratégico do que nunca para o desenvolvimento de uma nação. E reforçou que o Brasil tem instituições de excelência. “Conseguimos, no Brasil, desenvolver um ecossistema de pesquisa tecnológica e aplicações espaciais robustas. Como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), às quais se somam universidades e um setor privado inovador”, disse.
 
Lula enfatizou a importância do memorando para ampliar a cooperação entre os países. “Os memorandos de entendimento assinados por nossos ministros vão nos permitir explorar iniciativas conjuntas no setor espacial e em outras áreas de ponta”.
 

De acordo com o presidente Lula, o Centro será um importante ativo para o desenvolvimento econômico, científico e tecnológico do Chile. “Nossa cooperação nos levará muito longe”, completou.
 
O presidente chileno, Gabriel Boric, disse que está muito feliz em assinar esse acordo de cooperação para fins pacíficos que contribuirá com o desenvolvimento de várias áreas do país. “Em conjunto com o Brasil, vamos ampliar a troca de conhecimento e proporcionar políticas públicas normativas científicas, técnicas e projetos colaborativos sobretudo pacíficos”.
 
Aproveitamos para agradecer publicamente ao nosso amigo Eugênio Preza, CEO da startup Ep.SpaceBr, pelo envio dessa notícia.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários

Postar um comentário