A 'Operação TEXUS 57' Foi Adiada, Porém Outra Missão Com Um Motor Brasileiro Deverá Ocorrer Ainda Esse Mês da Suécia

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Por Duda Falcão
 
Vocês estão lembrado que na segunda quinzena de fevereiro (21/02 - veja aqui) postamos uma notícia informando que o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) havia enviando 5 Motores-Foguetes para Suécia através de um clássico quadrimotor turboélice Antonov An-12 da era soviética?
 
O clássico Antonov An-12 da era soviética.

Pois então, no dia 25 de fevereiro este mesmo clássico avião soviético chegava no Centro Espacial de Esrange (ESC), em Kiruna, na Suécia (veja abaixo), para entregar em tempo hábil os motores do foguete VSB-30 que seriam utilizados pela campanha da 'Operação TEXUS-57' que já se encontrava em curso neste centro espacial Sueco.
 
Chegada dos motores brasileiros a Kiruna - 25/02/2022
 
Entretanto, no dia 02 de março foi anunciada a seguinte informação: "The TEXUS 57 campaign has been postponed and there will be no launch in the foreseeable future. Our team is packing everything for their trip back home - A campanha TEXUS 57 foi adiada e não haverá lançamento no futuro próximo. Nossa equipe está empacotando tudo para a viagem de volta para casa."
 
E sem maiores informações a missão foi então adiada sem prazo definido e assim continua até o este momento. No entanto, segundo o 'EASP LAUNCHING PROGRAMME' da Swedish Space Corporation (SSP),  a próxima missão que utilizará um foguete ou motor brasileiro será a 'Operação HIFLIER 1', prevista para ocorrer em meados de abril deste ano, onde deverá então ser utilizado o motor-foguete solido S-31 brasileiro, para assim compor com ele e o motor Improved Orion de origem norte-americana, o pouco usado até o momento foguete de sondagem VS-31/Orion. Fiquem atentos!

Comentários