Segundo a NASA, o Cometa Descoberto Por Astrônomo Brasileiro Tem o Maior Núcleo Já Visto

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia postada ontem (12/04) no site ‘Olhar Digital’ destacando que o ‘Cometa Bernardinelli-Bernstein’, descoberto pelo astrônomo brasileiro ‘Pedro Bernardinelli’ em outubro de 2014, foi reconhecido pela NASA como dono do maior núcleo já visto de seu tipo.
 
Brazilian Space 
 
Ciência e Espaço 
 
Cometa Descoberto Por Astrônomo Brasileiro Tem o Maior Núcleo Já Visto 
 
Por Rafael Arbulu
Editado por André Lucena
12/04/2022 - 17h41
Atualizada em 12/04/2022 - 20h00
Fonte: Site Olhar Digital - https://olhardigital.com.br 
 

O objeto C/2014 UN271 (conhecido como “cometa Bernardinelli-Bernstein”) segue impressionando a comunidade astronômica devido às suas proporções descomunais. Agora, o cometa descoberto pelo brasileiro Pedro Bernardinelli em outubro de 2014 foi reconhecido pela NASA como dono do maior núcleo já visto de seu tipo.
 
Segundo comunicado publicado no site oficial da agência espacial americana, o cometa tem um núcleo de mais ou menos 130 quilômetros de extensão. Dentro dessa distância, é possível viajar de São Paulo até a região interiorana de Holambra, por exemplo.
 

De acordo com o comunicado, foram dados capturados pelo telescópio espacial Hubble que permitiram que a análise fosse conduzida: “o núcleo tem cerca de 50 vezes o tamanho daqueles encontrados na maioria dos cometas. Sua massa é estimada em 500 trilhões de toneladas, cerca de 100 vezes maior do que a massa de qualquer cometa comum encontrado mais perto do Sol”, diz trecho da divulgação.
 
A medida vem para confirmar o status do cometa descoberto pelo astrônomo brasileiro como um “megacometa”, complementando um estudo divulgado em fevereiro deste ano que já posicionava o Bernardinelli-Bernstein como tendo 137 km de extensão da coroa à cauda – quase o dobro do recordista anterior.
 
Com essas proporções, o cometa praticamente esbarra na classificação de “planeta menor”, uma categoria que a comunidade internacional reconhece em corpos como Plutão, por exemplo.
 
Em sua atual trajetória, viajando a uma velocidade média de 35,5 mil quilômetros por hora  (km/h), cientistas afirmam que ele vem da “borda” do nosso sistema solar em direção ao centro – mas ele deve parar a mais ou menos 1,6 bilhão de km de distância do Sol – essa distância é maior do que o caminho entre nossa estrela e Saturno, por exemplo.

Comentários