ESA Suspende Cooperação Com a Rússia em Missões Lunares

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada dia (14/04) no site “Canaltech”, destacando que a Agência Espacial Europeia (ESA) suspendeu a cooperação com a Rússia em Missões Lunares. 
 
Pois é, a casa caiu para os Russos que em teoria deviam ser especialistas em jogos de xadrez, mais que graças a um movimento errado no tabuleiro político internacional do seu líder político, colocou a Rússia numa ‘sinuca de bico’ que certamente afetará sua sociedade drasticamente nos próximos anos, e entre outras coisas, colocará o Programa Espacial Russo ainda mais atrasado em relação ao Programa Espacial Chinês. Enfim... quem planta, colhe o que plantou. 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência - Espaço 
 
ESA Suspende Cooperação Com a Rússia em Missões Lunares 
 
Por Por Wyllian Torres 
Editado por Rafael Rigues 
14 de Abril de 2022 às 13h50
Fonte: ESA, Via SpaceNews 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br 
 
Fonte: Roscosmos

A Agência Espacial Europeia (ESA) suspendeu a cooperação com a agência espacial russa (Roscomos) no desenvolvimento de três missões lunares. A decisão, anunciada nesta quarta-feria (13), é mais uma resposta da agência à invasão da Rússia à Ucrânia. A ESA dará continuidade aos seus trabalhos com outras agências espaciais, como a NASA.
 
Até então, ESA e Roscomos mantinham o compromisso de desenvolverem as missões com as sondas Luna-25 e Luna-27 e o orbitador Luna-26, mas diante das hostilidades a agência europeia decidiu reavaliar as atividades com o novo contexto geopolítico.
 
A decisão, vem quase um mês após a agência anunciar oficialmente a suspensão de outra missão desenvolvida com a Rússia, a ExoMars — que estava programada para ser lançada em setembro. Em comunicado, a ESA disse que a guerra impossibilita implementar a cooperação lunar planejada. 
 
Reorganizando Atividades 
 
A sonda Luna-25 tinha lançamento previsto para o final desse ano, com o objetivo de transportar a câmera de navegação experimental PILOT-D. O aparelho é destinado a coletar imagens do pouso da sonda para a ESA aperfeiçoar o sistema de pouso do seu módulo de cargas úteis EL3.
 
(Imagem: Reprodução/ESA)
Conceito do módulo de cargas EL3 (sigla para "European Large Logistics Lander").

Josef Aschbacher, diretor da ESA, disse que a PILOT-D já estava instalada na Luna-25, mas que ele comunicou a decisão à Roscosmos, solicitando que o instrumento fosse guardado em segurança até ser devolvido. Vale destacar que a missão Luna-25 seria o primeiro pouso da Rússia na Lua em mais de 45 anos.
 
Já a sonda Luna-27, que seria lançada até o fim dessa década, levaria uma broca robótica chamada Prospect, desenvolvida para procurar água no subsolo lunar. Agora, a ESA enviará o equipamento à Lua através do programa Commercial Lunar Payload Services (CLPS) da NASA, destinado a levar cargas úteis comerciais. 
 
(Imagem: Reprodução/NPO Lavochkin) 
Ilustração da sonda Luna-27.

Uma versão do espectrômetro de massa da broca robótica Prospect segue prevista para ser lançada a bordo do módulo de pouso Peregrine, desenvolvido pela Astrobotic Technology. A missão inaugurará o foguete Vulcan Centaur da United Launch Alliance (ULA). 
 
Novos Compromissos 
 
No mesmo comunicado, a ESA apresentou o apoio a novas iniciativas que farão parte do pacote de atividades que a agência apresentará na reunião ministerial que acontecerá no fim do ano. É neste evento onde é definido, por exemplo, o orçamento para as missões. 
 
(Imagem: Reprodução/ESA) 
A ESA segue tentando recuperar o funcionamento do satélite Sentinel-1B.
 
A primeira iniciativa é o Moonlight, que instalará uma a constelação de satélites na órbita da Lua para apoiar a comunicação e navegação ao redor de nosso satélite natural. As empresas Surrey Satellite Technology Ltd. e Telespazio estão trabalhando no conceito do projeto, previsto para ser finalizado até o fim do ano. 
 
A agência também apoia o programa Segurança Civil do Espaço, o qual estudará como o espaço próximo à Terra pode atender às necessidades de segurança civil. Segundo Aschabacher, a iniciativa atuará realizando observações terrestres e apoiando a telecomunicação do espaço. Além disso, a ESA anunciou o Scale-up, descrito como um apoio às iniciativas comerciais da agência, mas sem muitos detalhes. 
 
O comunicado também atualizou o estado do importante satélite de monitoramento da Terra, o Sentinel-1B. Em dezembro do ano passado, uma falha no sistema do satélite levou à suspensão de suas atividades. Desde então, a equipe da ESA trabalha para descobrir o problema e repará-lo. Enquanto isso, a agência prepara um satélite substituto, o Sentinel-1C, que deve ser lançado no ano que vem.

Comentários