Engenheiros da NASA Desenvolvem Liga Metálica 1.000 Vezes Mais Forte Que Atuais
Olá
leitores e leitoras do BS!
Segue
abaixo uma interessante matéria postada ontem (26/04)
no site ‘Inovação Tecnológica’ destacando
que engenheiros da NASA desenvolveram uma liga metálica 1.000 vezes mais forte
que atuais.
Brazilian Space
MECÂNICA
NASA Desenvolve Liga Metálica 1.000 Vezes Mais Forte Que Atuais
Por Redação
do Site Inovação Tecnológica
26/04/2022
[Imagem: NASA]
Este combustor de motor de turbina (misturador ar-combustível) foi impresso em 3D usando a nova liga GRX-810. |
Liga Reforçada Por Dispersão de Óxido
Engenheiros
da NASA desenvolveram uma nova liga metálica que melhora drasticamente a
resistência e a durabilidade das peças e componentes usados na aviação e na
exploração espacial, resultando em um desempenho melhor e mais duradouro.
Trata-se de
uma liga reforçada por dispersão de óxido (ODS: Oxide Dispersion
Strengthened), uma família muito promissora de materiais, mas que até agora
ninguém havia conseguido adaptar para os ambientes extremos das aplicações
aeroespaciais.
Batizada de
GRX-810, a nova liga é mais maleável e conseguiu suportar temperaturas acima de
1.100 ºC, sobrevivendo mais de 1.000 vezes mais do que as ligas de última
geração existentes.
Essas novas
ligas podem ser usadas para construir peças aeroespaciais para aplicações de
alta temperatura, como aquelas dentro de aeronaves e motores de foguetes,
porque as ligas ODS podem suportar condições mais severas antes de atingir seu
ponto de ruptura.
Os
pesquisadores usaram modelos computacionais para determinar a composição da
liga e então aproveitaram a impressão 3D para dispersar
uniformemente as nanopartículas de óxidos por toda a liga. Este processo de
fabricação é mais eficiente, mais econômico e mais limpo do que os métodos
convencionais de fabricação.
"As
partículas de óxido em nanoescala são as responsáveis pelos incríveis
benefícios de desempenho desta liga," disse Dale Hopkins, gerente do
projeto.
Liga de Alta Temperatura e Durabilidade
A liga
apresentou melhorias de desempenho notáveis em relação às ligas atuais de
última geração, incluindo:
* Duas vezes a
resistência à fratura.
* Três vezes e
meia a flexibilidade para esticar/dobrar antes de fraturar.
* Mais de 1.000
vezes a durabilidade sob estresse em altas temperaturas.
Essas ligas
têm grandes implicações para o futuro da aviação. Por exemplo, quando
usadas em um motor a jato, a resistência a temperaturas mais altas e a maior
durabilidade se traduzem em menor consumo de combustível e menores custos
operacionais e de manutenção.
Elas também
oferecem aos projetistas de peças de motor novas flexibilidades, como materiais
mais leves combinados com grandes melhorias de desempenho, o que permite
contemplar compensações que não podiam considerar antes, sem sacrificar o
desempenho.
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