Segundo Relatório, NASA Deve Focar em 'Missão de Coleta de Amostras de Marte' e na 'Missão a Urano'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada dia (21/04) no site “Canaltech”, destacando que segundo o relatório Origins, Worlds, and Life, A Decadal Strategy for Planetary Science and Astrobiology 2023 – 2032’ a NASA deverá neste período focar em coletar de amostras de Marte e na ‘Missão a Urano’. 
 
Pois é amigos leitores, fazer 'Programa Espacial' exige planejamento, principalmente a ‘médio e logo prazo’ como a NASA faz e procura ao longo de um período pré-determinado, seguir o que planejou. Não como se faz no Brasil, planejamento de nada para coisa alguma, como esse PNAE aí recentemente lançado por esta Agência Espacial de Brinquedo (AEB). Enfim... 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência - Espaço 
 
NASA Deve Focar em Coleta de Amostras de Marte e Missão a Urano, Diz Relatório 
 
Por Danielle Cassita
Editado por Rafael Rigues
21 de Abril de 2022 às 13h27
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br 
 
Fonte: Comfreak/Pixabay 

A conclusão da campanha Mars Sample Return, iniciativa conjunta entre a NASA e a Agência Espacial Europeia (ESA) para trazer amostras de Marte, deverá ser a maior prioridade das iniciativas de exploração robótica da agência espacial norte-americana na próxima década. É o que descreve o Origins, Worlds, and Life, A Decadal Strategy for Planetary Science and Astrobiology 2023 - 2032, um relatório que identifica as perguntas mais importantes da ciência planetária e as missões necessárias para respondê-las. 
 
Produzido pela National Academy of Sciences (Academia Nacional de Ciências), o relatório é um documento de 780 páginas que aborda assuntos que vão desde novas missões a Marte e missões tripuladas à Lua, até melhorias na diversidade da força de trabalho e inclusão da infraestrutura necessária, para apoiar a exploração e descoberta científicas. Além de destacar a campanha para o retorno das amostras de Marte à Terra, o relatório recomenda o lançamento de uma missão com orbitador e sonda a Urano.
 
(Imagem: Reprodução/ESA)
Esquema de uma missão para coleta de amostras de Marte.

Caso haja recursos financeiros suficientes para isso, a missão a Urano seria seguida de outra, que levaria um orbitador e lander (módulo de pouso) com destino à lua Encélado, de Saturno. O relatório destaca também a importância de a NASA manter um ritmo regular de naves de pequeno e médio porte, lançadas a diferente destinos pelo Sistema Solar, e ressalta a importância da finalização do telescópio espacial NEO Surveyor.
 
De forma geral, as recomendações destacadas no relatório abordam tópicos científicos de alta prioridade em três áreas principais. Uma delas é a formação do nosso sistema solar, e principalmente da Terra, enquanto a outra explora a evolução dos corpos planetários para os objetos diversos observados hoje. Por fim, o último tema é relacionado à vida, abordando as questões relacionadas às condições que levaram a ambientes habitáveis e ao surgimento da vida em nosso mundo.
 
(Imagem: Reprodução/NASA / JPL-Caltech) 
Segundo o relatório, Urano deve ser o próximo destino de missões da NASA.

O relatório descreve um programa “recomendado”, com maiores custos, e um de “base”, que considera uma taxa de crescimento anual de 2% sobre o orçamento atual da NASA. Apesar de consistir apenas de recomendações, o relatório é um documento que tem peso importante para o Congresso dos Estados Unidos, a Casa Branca e a própria NASA, e as maiores recomendações de edições anteriores ajudaram a originar grandes missões, como os rovers Curiosity e Perseverance. 
 
Esta nova versão é bastante consistente com o levantamento da última década de ciência planetária, que cobriu os anos de 2013 a 2022. Por outro lado, há uma grande diferença em relação ao outro documento: o novo relatório tem maior foco na defesa planetária, o papel da exploração humana com o programa Artemis e maior ênfase na astrobiologia, somada à busca pela vida.

Comentários