Operação BOLT I
DESCRIÇÃO DA CAMPANHA
Foguete: VS-31/Improved Orion
Numero do vôo do foguete: 3
Data de lançamento: 23 de junho de 2021
Horário: Não divulgado
Apogeu do vôo: 281 Km
Tempo de voo: Não divulgada
Massa da Carga Útil: Não divulgada
Local: Esrange Space Center (ESC) - Kiruna (Suécia)
Objetivo: Transportar o experimento hipersônico norte-americano BOLT I (Boundary Layer Transit I)
Resultado: Objetivo da missão foi prejudicado por alguma falha no
segundo estágio do foguete, e um analise posterior ficou para ser realizada.
Carga Últil Embarcada
- Experimento BOLT I (Boundary Layer Transit I) - Teve como objetivo investigar os
mecanismos de transição hipersônica da camada limite em uma superfície côncava
de baixa curvatura com uma borda de ataque varrida em números de Mach entre
cinco e sete.
Instituições Envolvidas
DLR - Centro Aeroespacial Alemão
DLR MORADA - Base Móvel de Mísseis do DLR
SSC - Swedish Space Corporation (Suécia)
AFRL - Air Force Research Laboratory - (EUA)
AFOSR - Air Force Office of Scientific
Research – (EUA)
AFRL/RQ - Air Force Research Laboratory
Aerospace Systems Directorate (EUA)
APL - Johns Hopkins University Applied
Physics Laboratory (EUA)
PU - Purdue University (EUA)
UM - University of Minnesota (EUA)
CUBRC - CUBRC Advantage Through Technology (EUA)
Texas A&M University (EUA)
NASA Langley Research Center (EUA)
VirtusAero LLC (EUA)
GoHypersonic, Inc (EUA)
Instituições Indiretamente Envolvidas
AEB - Agência Espacial Brasileira
IAE - Instituto de Aeronáutica e Espaço
DCTA - Departamento de Ciências e Tecnologia Aeroespacial
VS-301/Improved Orion é Lançado na Europa – 23/06/2021
Em 23 de junho de 2021 o foguete VS31/IO realizou finalmente o lançamento
do experimento hipersônico ‘Boundary Layer Transit I’, do Esrange Space Center, base localizada acima do Círculo
Polar Ártico,na Suécia, durante as atividades da ‘Operação BOLT I’. Esta
missão, que havia sido adiada desde maio de 2020 por causa das consequências
geradas pela Covid-19, foi a terceira missão realizada por este foguete
brasileiro/americano, foguete este composto em seu primeiro estágio pelo motor-foguete
brasileiro S31 e em seu segundo estágio pelo motor-foguete Improved Orion de
origem norte-americana.
O foguete que deveria ter sido impulsionado a um apogeu de pouco mais de
174 milhas de altitude (pouco mais de 280 km.) conduzindo abordo o primeiro
experimento em subida entre Mach 4,7 e Mach 6, e nos segundos finais de
descida, entre Mach 6,7 e 7,4, em sua primeira etapa voou em linha reta como era
esperado. No entanto, em algum momento entre o momento em que o primeiro estágio
do foguete partiu, e o segundo estágio do foguete foi aceso, começou a
acontecer um movimento cônico inesperado e depois um saca-rolhas, o que veio
gerar muito arrasto, impedindo o foguete de voar tão alto ou tão rápido quanto
se desejava, e atingindo apenas velocidades supersônicas. A análise
pós-lançamento ficou para ser realizada pelo APL, AFRL e DLR, ou seja, o
provedor de lançamento.
O lançamento do Experimento BOLT I foi conduzido pelo Centro Aeroespacial
Alemão (DLR) e pela Base de Foguetes Móveis (MORABA) de Operações Espaciais e
Treinamento de Astronautas no ambitro do acordo EASP. O projeto BOLT é
coordenado pelo Laboratório de Pesquisa da Força Aérea (AFRL) e pelo Escritório
de Pesquisa Científica da Força Aérea (AFOSR), sendo liderado pela Dra. Sarah
Popkin.
Todo projeto foi realizado em colaboração com a Diretoria de Sistemas
Aeroespaciais do Laboratório de Pesquisa da Força Aérea (AFRL/RQ) e o
Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins (APL). A equipe
estendida do BOLT também inclui parceiros adicionais do governo, academia e
indústria, incluindo Purdue University, University of Minnesota, Texas A&M
University, NASA Langley Research Center, CUBRC, VirtusAero LLC e GoHypersonic,
Inc.
Vale completar que o Centro Aeroespacial Alemão (DLR) também colaborou de
perto em testes de solo, análises aerodinâmicas pós-voo, bem como design de
missão, layout de veículos e subsistemas de carga útil.
FOTOS:
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