Missão Privada Ax-1 Finalmente Retornou à Terra Após Estadia na ISS

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia postada ontem (25/04) no site ‘Olhar Digital’ destacando que a tripulação da ‘Primeira Missão Privada da história’ finalmente retornou a Terra, depois de uma estadia de 17 dias a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). 
 
Brazilian Space 
 
Ciência e Espaço 
 
Missão Privada Ax-1 Retorna à Terra Após Estadia na ISS 
 
Por Rafael Arbulu
Editado por André Lucena
25/04/2022 - 17h57
Atualizada em 25/04/2022 - 18h04
Fonte: Site Olhar Digital - https://olhardigital.com.br 
 

A missão Ax-1, a primeira viagem espacial com tripulação totalmente civil da história, retornou à Terra com a equipe sã e salva depois de uma estadia de 17 dias a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). A viagem foi operada (e bancada) pela empresa Axiom Space.
 
A nave Crew Dragon trouxe a equipe de quatro pessoa de volta à Terra nesta segunda-feira (25), em torno de 14h06 (horário de Brasília), pousando nas água do Oceano Atlântico e sendo satisfatoriamente recolhida pela SpaceX: “em nome de toda a equipe da SpaceX, bem-vindos de volta ao planeta Terra”, disse um transmissor a serviço da empresa. 
 

A tripulação consistiu de Larry Connor, Mark Pathy e Eytan Stibbe – cada um pagando cerca de US$ 55 milhões (R$ 268,52 milhões) por seus lugares. Junto deles estava Michel López-Alegría, ex-astronauta da NASA e, hoje, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Axiom Space.
 
Vale lembrar a curiosidade: natural de Israel, Stibbe é a segunda pessoa do país a viajar ao espaço. O primeiro foi Ilan Ramon, que morreu no desastre do ônibus espacial Challenger, em 1986. Stibbe, segundo a Axiom Space, era seu amigo.
 
Apesar do caráter privado da missão, o comandante López-Alegría discorda da ideia de que a Ax-1 foi um “turismo de ricos ao espaço”. Segundo entrevista dada por ele antes de sair da Terra, a missão tinha todos os parâmetros de uma iniciativa de pesquisa alavancada pela NASA, só que em caráter de iniciativa privada.
 
E de fato, os integrantes desempenharam pesquisas – a maior parte dela, envolvendo o desenvolvimento de tecnologias a serem incorporadas futuramente pela Axiom Space em seus negócios. Ao todo, foram conduzidos 25 experimentos em campos de interesse como ciências humanas, saúde e Física, entre outras indústrias.
 
A Ax-1 deveria retornar no dia 19 de abril, mas o mau tempo aqui na Terra persistiu por mais seis dias, efetivamente impedindo a tripulação de retornar dentro do calendário.
 
Por causa disso, a NASA decidiu adiar o lançamento da missão Crew-4, a próxima a levar astronautas humanos para a ISS, até que eles retornassem. A Crew-4 agora deve sair na próxima quarta-feira, 27.

Comentários