Satélite da UnB Foi Lançado Com Sucesso no Dia de Hoje Pela SpaceX

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo a notícia publicada hoje (01/04) no site da ‘Agência Brasil’ confirmando o lançamento bem sucedido no dia de hoje do cubesat brasileiro ‘AlfaCruz’ pela foguete Falcon 9 da SpaceX.
 
O nanosatélite 'AlfaCrux' desenvolvido pela UnB.

Bom, apesar da foto que acompanha a nota da Agência Brasil prestigiar a nave ‘Starship’ do Universo Flash Gordon da empresa SpaceX (sem qualquer relação com a notícia) em detrimento do pequeno satélite brasileiro como deveria ser, está ai a notícia, e vale salientar que com este lançamento do cubesat ‘AlfaCruz’, a Universidade de Brasília (UnB) coloca no espaço o seu segundo satélite, após ter liderado anos atrás o projeto do cubesat SERPENS I’, do programa ‘Sistema Espacial para Realização de Pesquisas e Experimentos com Nanossatélites (SERPENS) que foi patrocinado pela AEB. 
 
Brazilian Space 
 
GERAL 
 
SpaceX Inicia Nova Missão e Coloca Nanossatélite da UnB em Órbita 
 
Foguete Falcon-9 foi lançado com sucesso no início desta tarde 
 
Por Por Pedro Peduzzi 
Repórter da Agência Brasil – Brasília 
Edição: Fernando Fraga 
Publicado em 01/04/2022 - 15:44 
 
Fonte: © Reginald Mathalone/NurPhoto/Direitos reservados 


A SpaceX iniciou hoje (1) uma nova missão, com o lançamento do foguete Falcon-9 no início da tarde em Cabo Canaveral, na Flórida (EUA). Chamada Trasporter-4, esta é a quarta missão da empresa, destinada a levar pequenos satélites ao espaço. Entre eles, um nanossatélite desenvolvido por alunos de engenharia e professores da Universidade de Brasília (UnB).https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1451831&o=node 
 
Chamado AlfaCrux, o projeto pretende testar e demonstrar na órbita do planeta Terra experimentos de comunicação via satélite. Segundo a diretora substituta da Diretoria de Gestão de Portfólio da Agência Espacial Brasileira (AEB), Fernanda Lins, o CubeSat de 1U (10cmx10cmx10cm) pode trazer novas soluções de enlaces nas faixas de frequências de rádio amador.
 
“A solução é importante para realidades como a do país, com um território muito extenso e que possui áreas remotas nas quais ainda não há uma infraestrutura sofisticada de comunicação. Além disso, é uma solução de baixo custo, tanto de desenvolvimento quanto de lançamento e operação’’, explica a diretora.
 
Os dados coletados serão disponibilizados via internet e poderão ser utilizados para pesquisas sobre a comunicação de radioamadores, comunidade, inclusive, que deve auxiliar o Laboratório de Simulação e Controle de Sistemas Aeroespaciais da UnB no monitoramento do CubeSat.
 
Para a diretora da AEB, além dos resultados tecnológicos que são aguardados, o projeto  AlfaCrux  é uma grande oportunidade de capacitação de estudantes em todo o ciclo de desenvolvimento de uma missão espacial.

Comentários