O Diretor do INPE Assina 'Protocolo de Intenções' Com o Escritório de Política, Planejamento e Análise (OPPA) da NOAA dos EUA

Olá leitores e leitoras do BS! 
 
Segue abaixo uma nota postada hoje (12/04) no site do ‘INPE’ destacando que o diretor desta instituição assinou um Protocolo de Intenções’ com o ‘Escritório de Política, Planejamento e Análise (OPPA) da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA)’ dos EUA, visando discutir a ‘viabilidade técnica e econômica’ da participação do instituto no ‘Programa Space Weather Follow-On (SWFO)’. 
 
Brazilian Space 
 
Assuntos - Últimas Notícias 
 
O Diretor do INPE Assina Protocolo de Intenções Com o Escritório de Política, Planejamento e Análise (OPPA) da NOAA 
 
Por INPE 
Publicado em 12/04/2022 00h00 
Atualizado em 12/04/2022 07h45 
 

O Diretor Clezio Marcos De Nardin, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), unidade de pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), assinou Protocolo de Intenções com o Escritório de Política, Planejamento e Análise (OPPA) da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), dos Estados Unidos da América, para discutir a viabilidade técnica e econômica da participação do INPE no Programa Space Weather Follow-On (SWFO). 
 
O Programa SWFO visa coletar dados do plasma térmico do vento solar e do campo magnético, por meio do satélite SWFO-L1 que está planejado para ser lançado em 2024. Além disso, o SWFO observará a coroa do Sol para detectar expulsões de plasma e campo magnético.
 
 Os dados produzidos pelo SWFO ajudarão no fornecimento de alertas de eventos climáticos espaciais que podem interromper a rede elétrica e os sistemas de comunicação, bem como sistemas de navegação, como o Sistema de Posicionamento Global (GPS).

Comentários