NASA Assina Contrato Com a Empresa ‘SpinLaunch’ Para Testar Sistema Que Lança Foguetes Com Um 'Estilingue Gigante'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Por Duda Falcão
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (12/04) no site “UOL Tilt”, destacando que a NASA assinou contrato para testar sistema que lança foguetes com um ‘estilingue gigante’, sistema este desenvolvido por um empresa americana denominada ‘SpinLaunch’.
 
Pois é, sensacional essa notícia. Veja como funciona a inovação deste povo que realmente está comprometido com o futuro de sua sociedade. Não é por acaso o seu programa espacial ser o mais exitoso da história da humanidade, e pelo visto, mesmo com a forte concorrência chinesa, ainda continuará sendo por um bom tempo.
 
Enquanto aqui, na ‘Republica das Bananas’, cacifes de varias tribos continuam se reunindo por horas, dias, meses, anos e até décadas de muito papo furado e de pouca ação. Diante disto amigos leitores, o atual momento do nosso ‘Patino Feio’ é condizente com o que foi plantado por décadas a fio por esses incompetentes vendedores de ilusão.
 
CIÊNCIA 
 
NASA Vai Testar Sistema Que Lança Foguetes Com Um 'Estilingue Gigante' 

Por Lucas Santana
Colaboração para Tilt
Com informações do site Cnet
12/04/2022 - 13h18
Atualizada em 12/04/2022 - 20h29
 
Imagem: Reprodução/SpinLaunch
Empresa SpinLaunch desenvolveu sistema de lançamento de foguetes que usa energia cinética para acelerar.

A NASA (Agência Aeroespacial dos Estados Unidos) assinou um contrato para testar um sistema de lançamento de foguetes que funciona em uma espécie de "estilingue gigante". Desenvolvido pela empresa SpinLaunch, o objetivo é usar energia cinética para acelerar e permitir a decolagem de um veículo espacial.
 
O primeiro teste aconteceu em outubro do ano passado no deserto do Novo México, nos Estados Unidos, quando a companhia conseguiu arremessar um protótipo de 3 metros de comprimento a mais de 3 quilômetros de altura.
 
A assinatura do acordo entre a SpinLaunch e a NASA envolve o lançamento de um módulo de carga e seu retorno à Terra, intacto. Se o teste for bem-sucedido, a agência e a empresa devem renovar a parceria para novos lançamentos futuros.
 
"O que começou como uma ideia inovadora para tornar o espaço mais acessível agora se materializou como uma técnica madura e que muda o jogo em termos de lançamentos de foguetes", afirmou Jonathan Yaney, diretor-executivo da SpinLaunch.
 
Como funciona?
 
O sistema de lançamento da SpinLaunch lembra um tipo de máquina de lavar gigante. Basicamente, uma cápsula de lançamento é acoplada ao equipamento, que gira a uma velocidade altíssima (8.000 km por hora) para acumular energia cinética. Então, em algum momento, a cápsula se desprende do sistema e é atirada ao espaço. O processo envolve uma câmara de vácuo com 91 metros de diâmetro.
 
No primeiro teste, de 2021, o acelerador suborbital girou a cápsula do protótipo e a lançou por uma abertura em menos de um milissegundo, segundo a empresa.
 
Na época, o procedimento utilizou apenas cerca de 20% da capacidade de potência do equipamento. Um vídeo no site da SpinLaunch mostra o resultado do primeiro teste. 
 

E como ficam os astronautas?
 
O equipamento da SpinLaunch não deve ser usado para cargas humanas. O interesse principal da companhia é o lançamento mais barato de módulos de cargas, que carregarão pequenos satélites e outras bugigangas tecnológicas espaciais.
 
Próximos Passos
 
O acelerador suborbital instalado no deserto do Novo México é apenas o começo. A empresa tem planos de construir uma instalação de lançamento mais próximo da costa do país, de onde vai tentar lançar foguetes mais distantes, que podem atingir a órbita comum.
 
Para alcançar essa órbita, uma carga precisa ser lançada do mesmo tipo de equipamento, mas três vezes maior do que a que existe hoje.
 
Se tudo der certo, após ser lançado do novo equipamento e atingir a atmosfera superior, um pequeno motor de foguete será acionado para fornecer o impulso extra necessário para atingir distância suficiente para a órbita terrestre. A empresa espera realizar seu primeiro voo de teste orbital em 2025.

Comentários