ESA Realiza Com Sucesso Teste Crítico no Superfoguete Ariane 6
Olá leitores e leitoras do BS!
Segue abaixo uma notícia postada dia (15/04) no
site ‘Olhar Digital’ destacando que a
ESA (Agencia Espacial Europeia) realizou com sucesso teste crítico no
‘Superfoguete Ariane 6’.
Brazilian Space.
Ciência e Espaço
ESA Realiza Com Sucesso Teste Crítico no Superfoguete
Ariane 6
Por Flavia Correia
15/04/2022 - 16h00
Fonte: Site Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
De acordo com o diretor geral da Agência Espacial
Europeia (ESA), Josef Aschbacher, o superfoguete Ariane 6, desenvolvido
pela Arianespace, deve ser “a maior prioridade” de lançamento da agência para 2022.
Em desenvolvimento desde 2014 pela empresa aeroespacial
francesa, o Ariane 6 era para ter sido lançado em 2020, mas teve seu plano
adiado em virtude da pandemia da Covid-19,
bem como de problemas técnicos encontrados em alguns testes primários. Desde
então, a ESA vinha trabalhando com previsão de lançamento para junho de 2022.
O Ariane 6 é o principal projeto da ESA para o transporte
de cargas super pesadas, que está em desenvolvimento para, no futuro próximo,
substituir o renomado Ariane 5. A ideia é que a Arianespace consiga reduzir os
custos de lançamento do novo foguete no intuito de competir com o Falcon 9, da SpaceX – entretanto, o foguete europeu não é reutilizável,
o que aumenta consideravelmente o custo de cada missão.
Segundo um comunicado da ESA, emitido na quinta-feira
(15), o veículo está passando por uma última rodada de testes, que visa validar
o sistema de linhas de combustível e braços de suporte mecânicos que o manterão
preenchido com hidrogênio líquido e oxigênio líquido nos momentos críticos
antes da decolagem.
Imagem: ESA
Braços umbilicais superiores fornecem combustível de recarga criogênica e permitem que o combustível seja drenado com segurança se um lançamento for abortado. |
Como se fosse um lançamento real, dois braços articulados
presos à parte superior do mastro do Ariane 6 na plataforma de lançamento foram
separados e retraídos enquanto eram preenchidos com hidrogênio, que é resfriado
ao seu estado líquido a temperaturas criogênicas. Esta manobra imita os
segundos antes da decolagem – exatamente o mesmo “ensaio molhado” que a NASA
vem tentando fazer (sem sorte) há mais de dez dias com o megafoguete lunar
Space Launch System (SLS).
Os “criobraços” fazem parte do sistema de conexão fluida
que se conecta ao Ariane 6 na contagem regressiva final para o lançamento. Eles
suportam os braços umbilicais superiores que fornecem combustível de recarga
criogênica, mantêm a pressurização correta dos tanques, resfriam os motores
antes da ignição e geralmente mantêm o estágio superior em uma condição ideal
até o ponto de decolagem. Os mesmos braços umbilicais permitem que o
combustível seja drenado com segurança se um lançamento for abortado.
Cada braço tem 13 m de comprimento e pesa 20 toneladas.
Um fornece hidrogênio líquido a -250°C, o outro fornece oxigênio líquido a
-180°C. Quando o Ariane 6 decolar, esses braços irão se desconectar do foguete
e, em seguida, girar para longe rapidamente, em apenas 2,6 segundos, para
evitar interferir na subida do veículo.
Essa é uma manobra que requer grande precisão. Quase
simultaneamente, é necessário desconectar os braços, proteger as mangueiras de
alimentação das ejeções de gás dos propulsores e permitir que o veículo de
lançamento passe, evitando qualquer contato com ele.
Um contrapeso de 50 toneladas dentro do mastro acelera a
retração dos braços. Um sistema de amortecimento inteligente permite que os
braços freiem antes do fim de seu balanço para trás, a fim de proteger as
ligações mecânicas com o mastro.
Manter os suprimentos de fluidos conectados com o foguete
até o momento da decolagem garante a melhor disponibilidade e simplificação da
interface com o veículo de lançamento.
A desconexão dos criobraços do Ariane 6 é muito mais
rápida do que é do Ariane 5, no qual a manobra vem seis segundos antes da
decolagem. Isso significa que a sequência de Ariane 6 pode ser acionada no
último momento possível na contagem regressiva, reduzindo a chance de
desconexões desnecessárias no caso de um lançamento abortado.
Segundo a ESA, os testes de qualificação técnica
continuam. O objetivo agora é completar o processo de qualificação das linhas
de enchimento de hidrogênio e oxigênio e interfaces do lançador para os
estágios inferior e central.
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