ISS Manobra Para Evitar Colisão Com Lixo Espacial de Teste Antissatélite Russo

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (25/04) no site “Canaltech”, destacando que a Estação Espacial Brasileira (ISS) manobrou recentemente para evitar ‘Colisão com Lixo Espacial’ de teste antissatélite russo.
 
Pois é galera, um assunto para ser abordado com muita propriedade pelo Prof. Rui Botelho na nossa coluna ‘Espaço Semanal’ desta próxima quinta-feira (28/04). Fiquem atentos! 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência - Espaço
 
ISS Manobra Para Evitar Colisão Com Lixo Espacial de Teste Antissatélite Russo
 
Por Wyllian Torres
Editado por Rafael Rigues
25 de Abril de 2022 às 16h08
Fonte: Via Futurism 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br 
 
Fonte: NASA/Roscosmos

A Estação Espacial Internacional (ISS) precisou fazer uma manobra na manhã do último sábado (23) para evitar a colisão com detritos gerados pelo teste de uma arma antissatélite (ASAT, na sigla em inglês) russa.
 
A necessidade da manobra foi divulgada na última sexta-feira (22) por Willian Harwood, repórter de espaço da CBS.
 

A operação de segurança não prejudicou os trabalhos desenvolvidos a bordo da ISS, embora a partida da missão Ax-1 estivesse, até então, programada para a noite do último sábado (23). Ele acabou só acontecendo na noite de domingo (24), mas novamente devido a mau tempo, e a tripulação finalmente pousou nesta segunda-feira (25). 
 
Vale lembrar que não é a primeira vez que a ISS precisa realizar uma manobra para evitar o impacto com detritos espaciais. Em dezembro do ano passado, por exemplo, foi necessária uma manobra emergencial para evitar os fragmentos de um antigo foguete Pegasus dos EUA.
 

Harwood acrescentou que os detritos espaciais continuariam sob monitoramento para evitar futuras ameaças. Os detritos foram gerados pela destruição do satélite Cosmos 1408 por uma ASAT em novembro passado. O "experimento" russo gerou uma nuvem de destroços que causou preocupação, ao ponto que na época os astronautas a bordo da ISS foram ordenados a vestir seus trajes de voo e procurar abrigo em suas espaçonaves para facilitar uma fuga em caso de um impacto certeiro.
 
A tensão entre diversas agências especiais e instituições de ciência do mundo cresce desde final de fevereiro, quando a Rússia invadiu a Ucrânia. Desde então, diversas sansões foram aplicadas ao governo russo e missões especiais desenvolvidas por parcerias internacionais foram temporariamente suspensas.

Comentários