Força Espacial dos EUA Fará Experimento Para 'Reabastecer' Satélites em Órbita

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma interessante notícia postada dia (16/04) no site ‘Olhar Digital’ destacando que a ‘Força Espacial dos EUA’ fará experimento para ‘Reabastecer’ satélites em órbita. 
 
Brazilian Space 
 
Ciência e Espaço 
 
Força Espacial Fará Experimento Para Reabastecer Satélites em Órbita 
 
Por Ana Luiza Figueiredo
16/04/2022 - 15h37
Via SPACENEWS 
Fonte: Site Olhar Digital - https://olhardigital.com.br 
 

Posto de gasolina no espaço? Um experimento da Força Espacial americana com valor de US$ 50 milhões chamado Tetra-5 tentará demonstrar o reabastecimento de pequenos satélites em órbita geoestacionária.
 
A Força Espacial dos Estados Unidos planeja lançar três pequenos satélites em órbita geoestacionária que farão a tentativa de atracar em uma espécie de navio-tanque propelente para que possam ser reabastecidos no espaço.
 
A ideia do experimento é “testar peças da infraestrutura de reabastecimento,” afirmou o Coronel Joseph Roth, diretor de inovação e prototipagem do Comando de Sistemas Espaciais dos EUA, em entrevista ao SpaceNews no Simpósio Espacial em Colorado Springs.
 
De acordo com Roth, o objetivo do experimento é ajudar a Força Espacial e descobrir como tirar proveito de tecnologias comerciais de serviço no espaço, ao prolongar a vida útil de satélites em órbita, em especial espaçonaves geoestacionárias que realizam missões críticas e que tem substituição cara.
 
O experimento com valor de US$ 50 milhões de nome Tetra-5 é comandado pela Space Enterprise Consortium, da Força Espacial e propostas para o projeto foram fechadas em abril.
 
Os três satélites do experimento da Força Espacial terão sensores para operações de encontro e aproximação, além de interfaces de ancoragem para o reabastecimento. Os interessados nos satélites terão que instalar portos de reabastecimento e terão opção de usar interfaces da Orbit Fab ou Northrop Grumman.
 
A Orbit Fab é uma startup que busca fornecer serviços de reabastecimento no espaço e desenvolveu as portas RAFTI (rapidly attachable fluid transfer interface, ou interface de transferência de fluido rapidamente conectável). A startup conseguiu um contrato recente com a Space Force para integrá-las em satélites militares. Já a Northrop Grumman, por meio da SpaceLogistics, desenvolveu uma porta diferente, chamada Passive Refueling Module.

Comentários